Sobre as Olimpíadas Regionais de Física

OLIMPÍADA PAULISTA DE FÍSICA | OPF

A Olimpíada Paulista de Física (OPF) é uma competição regional de Física destinada a alunos do Ensino Fundamental ou Médio do estado de São Paulo. Tem por objetivos:

a) estimular o ensino, o estudo e a pesquisa da Física;
b) divulgar e valorizar a profissão do físico e do professor de Física;
c) aprofundar a relação entre o ensino fundamental, médio e superior; e
d) identificar estudantes talentosos e estimulá-los ao aprimoramento contínuo em ciência e tecnologia.

A OPF destina-se a estudantes do Ensino Fundamental ou Médio regularmente matriculados em escolas municipais, estaduais, federais ou particulares, sem limite de idade. Cada escola poderá inscrever, no máximo, 60  estudantes do Ensino Fundamental e 45 estudantes do Ensino Médio, não excedendo o limite de 15 alunos por série.

• LINKS
Site da Olimpíada
Provas Anteriores

OLIMPÍADA PAULISTA DE FÍSICA JÚNIOR | OPF Jr.

• LINKS
Site da Olimpíada
Provas Anteriores

OLIMPÍADA MOSSOROENSE DE FÍSICA | OMF

A Olimpíada Mossoroense de Física (OMF), que em 2018 realizará sua 3ª edição, é um evento que visa a estimular o interesse dos alunos das redes pública e privada de ensino de Mossoró pela disciplina de Física. Para isso, conta com um formato bastante diferente das demais olimpíadas de física que já acontecem no país. Tal formato inclui, além de provas, a solução de desafios e uma maratona de física. Com isso, é esperado que os alunos sejam completamente envolvidos pela física durante toda a realização do projeto. Qualquer estudante do 9º ano do Ensino Fundamental ou de qualquer ano do Ensino Médio pode ser inscrito, em equipes de 3 alunos cada.

• LINKS
Site Oficial
Página Oficial no Facebook

 

Apesar de existirem outras olimpíadas de física regionais não conseguimos informações detalhadas sobre elas.

Fundador e Diretor Geral

Nasceu em uma pequena cidade do interior de São Paulo chamada de Maracaí, tem 17 anos e é apaixonado por olimpíadas. Fundou e é Diretor Geral do Grupo Obmepeiros de Educação. Foi um dos desenvolvedores da OBMV e o idealizador do Programa de Treinamento Olímpico e Obmepeiros Simulados.

Comentários