Sobre a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas | OBFEP

APRESENTAÇÃO

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física, responsável por sua execução. Destinada a estudantes da rede pública, a OBFEP visa a valorizar o ensino público na área das ciências, despertando o interesse e mostrando a aptidão dos alunos pela Física.

É uma promoção inicial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), através do CNPq. Vem acontecendo, em nível nacional, desde 2012, e é destinada apenas aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, e da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio de escolas públicas, devido à falta de liberação de recursos financeiros pelo governo.

A competição é dividida em duas fases. Na primeira, participam todos os alunos inscritos pela escola. Na segunda, participam aqueles que atingiram a nota mínima na primeira fase, definida pela Comissão da OBFEP.

NÍVEIS E PREMIAÇÕES

Os alunos participantes são divididos em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade de cada um:

  • NÍVEL A: alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental;
  • NÍVEL B: alunos matriculados na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio;
  • NÍVEL C: alunos matriculados na 3ª série do Ensino Médio.

Devido à falta de recursos já citada, foi removido o Nível C em 2017, mas ainda não há informações sobre 2018.

Em 2017, foram concedidas, na premiação nacional, que considera as 10 primeiras colocações da modalidade escola, 90 medalhas de ouro, 90 medalhas de prata e 90 medalhas de bronze.
Já na premiação estadual, foram concedidas 486 medalhas de ouro, 486 medalhas de prata e 486 medalhas de bronze aos alunos que obtiveram maior pontuação nas escolas municipais, estaduais e federais em cada UF.

LINKS DA OBFEP

Auxiliar de Tecnologia

Nascido em Patos de Minas, MG, conheceu a OBMEP em 2014, recebendo sua primeira Menção Honrosa. Ama programação e matemática, e quer seguir uma carreira de desenvolvedor web back-end.

Comentários