Sobre a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra | OBCT

APRESENTAÇÃO

A Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT) é um evento que acontece em conjunção com a Olimpíada Brasileira de Geografia para formar a Olimpíada Geo-Brasil (OGB). As questões da OBCT fazem parte da OBG e contribuem para sua pontuação. Alunos de outros graus de escolaridade também podem participar; todavia, não podem participar de etapas internacionais. A participação é por equipe de três alunos mais um professor-coordenador de uma mesma escola. Um professor pode estar participando com mais de uma equipe e também por escolas diferentes, porém os estudantes podem fazer parte apenas de uma equipe.

Seus objetivos principais são:

  • Despertar nos jovens estudantes o interesse pela Geografia e pelas Ciências da Terra, estimulando-os a pesquisar e questionar sua curiosidade científica, criando um ambiente propício para o seu crescimento intelectual e emocional e contribuindo para a melhoria educacional do país como um todo;
  • Promover o aprimoramento do ensino de Geografia e de Ciências da Terra em todas as escolas do país, incentivando professores a inovar suas metodologias de ensino e aprendizagem, visando a atender ao crescente interesse dos estudantes, à aplicação do conhecimento para o exercício da cidadania e aos desafios da sociedade moderna;
  • Estabelecer relações amistosas entre os jovens participantes do Brasil e dos diferentes países participantes da fase internacional, fomentando a cooperação entre os mesmos.

FASES E PREMIAÇÕES

A Olimpíada Geo-Brasil (OGB) é realizada em três fases, sendo duas online e um presencial. A primeira e a segunda fase são provas objetivas, a serem realizadas por equipe. Consulta é permitida.

Da terceira fase participam uma equipe de cada estado. Essas equipes são selecionadas com base nas duas primeiras fases. Elas devem fazer uma prova objetiva na Universidade de Brasília.

Todos os participantes recebem certificados de participação. As equipes com os melhores desempenhos nas fases estaduais recebem certificados virtuais equivalentes a medalhas de ouro, prata e bronze.

SELEÇÃO PARA INTERNACIONAIS

A seleção brasileira para a participação na International Geography Olympiad (iGEO) e a seleção brasileira para a participação na International Earth Science Olympiad (IESO) serão compostas por medalhistas da fase nacional da OGB. Professores-coordenadores das equipes poderão ser convidados para auxiliar na fase internacional.

LINKS DA OBCT

Auxiliar de Tecnologia

Nascido em Patos de Minas, MG, conheceu a OBMEP em 2014, recebendo sua primeira Menção Honrosa. Ama programação e matemática, e quer seguir uma carreira de desenvolvedor web back-end.

Comentários