Olimpíada Nacional em História do Brasil abre as inscrições de 2018 | ONHB

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) abriu suas inscrições hoje, dia 16 de fevereiro pelo site oficial.

APRESENTAÇÃO

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), teve sua primeira edição em 2009, e tem sido um grande sucesso entre alunos e professores de todo o país. Esta iniciativa firmou-se no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História. É coordenada pela profa. dra. Cristina Meneguello e pela profa. Alessandra Pedro.

A Olimpíada é realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (do oitavo ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio), e o professor de história da escola.

FASES E PREMIAÇÕES

As equipes passam por 5 fases online, de uma semana cada uma, e uma fase de provas final e presencial, no campus da UNICAMP, em Campinas, SP. Veja a seguir.

  • Primeira Fase: 11 questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa. São eliminados 10% dos participantes;
  • Segunda Fase: 11 questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa. São eliminados 30% dos participantes;
  • Terceira Fase: 12 questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa. São eliminados 40% dos participantes;
  • Quarta Fase: 12 questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa. São eliminados 60% dos participantes;
  • Quinta Fase: uma tarefa, que consiste em corrigir a tarefa que outra equipe fez na Quarta Fase. O nível da correção é avaliado.
  • Sexta Fase (presencial): constituída por questões e desafios diversos

Os pontos totais, incluindo o desempenho nas questões e a pontuação das tarefas em todas as fases, são computados e utilizados para selecionar as equipes classificadas para a fase final presencial. Para a fase final presencial são classificadas no mínimo 200 equipes.

A ONHB premiará alunos, professores e escolas participantes, baseando-se no resultado ponderado do desempenho das equipes nas fases online e nas provas da fase final presencial. As fases têm pesos diferentes e a cada uma é atribuída uma pontuação. Os pesos das fases são divulgados após a fase 5.

LINKS DA ONHB

Fundador e Diretor Geral

Nasceu em uma pequena cidade do interior de São Paulo chamada de Maracaí, tem 17 anos e é apaixonado por olimpíadas. Fundou e é Diretor Geral do Grupo Obmepeiros de Educação. Foi um dos desenvolvedores da OBMV e o idealizador do Programa de Treinamento Olímpico e Obmepeiros Simulados.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: