Sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro | OLP

APRESENTAÇÃO

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLP) é um concurso bienal de produção de textos para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, matriculados em escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em 2016 promoveu sua 5ª edição.

O tema escolhido desde sua primeira edição é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

CATEGORIAS

Em 2016, haviam 4 categorias, divididas de acordo com o grau de escolaridade dos participantes.

  • Poema: 5º e 6º anos do Ensino Fundamental. Máximo de 2.000 caracteres com espaços;
  • Memórias Literárias: 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Máximo de 4.200 caracteres com espaços;
  • Crônica: 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Máximo de 4.200 caracteres com espaços;
  • Artigo de Opinião: 2º e 3º anos do Ensino Médio. Máximo de 4.200 caracteres com espaços.

ETAPAS

A Olimpíada é dividida em 5 etapas: Escolar, Municipal, Estadual, Regional e Nacional.

  • Etapa Escolar: são realizadas as Oficinas nas escolas participantes. As escolas devem selecionar um texto de cada categoria, e enviá-los à Comissão Julgadora Municipal.
  • Etapa Municipal: a Comissão Julgadora Municipal avalia e seleciona de 1 a 15 textos da Etapa Escolar. O número exato depende da quantidade de escolas participantes (veja o Regulamento).
  • Etapa Estadual: a Comissão Julgadora Estadual deve selecionar textos de acordo com o número de vagas estabelecido pelo regulamento. Também precisa selecionar até 3 textos suplentes por categoria (até 12 textos suplentes, no total).
  • Etapa Regional: são realizados encontros com os autores dos textos finalistas da Etapa Estadual. Nesses encontros, os autores analisam seus textos com o apoio da equipe técnica do Cenpec e de seus professores, além de produzirem outros textos.
  • Etapa Nacional: os 152 autores dos textos finalistas da Etapa Regional são convocados a encontros, em que suas produções serão avaliadas. Em seguida, são selecionados os 20 campeões da Olimpíada.

LINKS DA OLP

Auxiliar de Tecnologia

Nascido em Patos de Minas, MG, conheceu a OBMEP em 2014, recebendo sua primeira Menção Honrosa. Ama programação e matemática, e quer seguir uma carreira de desenvolvedor web back-end.

Comentários