Sobre a Olimpíada Brasileira de Linguística | OBL

APRESENTAÇÃO

A Olimpíada Brasileira de Linguística é um evento anual que acontece desde 2011, voltado a alunos do Ensino Médio de diferentes partes do país. Entretanto, qualquer aluno do Ensino Fundamental também pode participar. Ela envolve temas como línguas, linguagem, cultura e cognição. A cada edição, recebe um nome diferente, como Kytã, Noke Vana, Paraplü, Vina, Òkun, Ñanduti e Mărgele, que foi o de 2017.

Os problemas de linguística são quebra-cabeças envolvendo línguas e códigos, fazendo convergir estruturas lógicas e cognitivas com a diversidade de culturas e falares do mundo humano. Não é necessário nenhum conhecimento prévio específico para se divertir com eles.

CATEGORIAS E FASES

A participação na OBL ocorre em duas categorias:

  • Ensino Médio: estudantes matriculados em instituições de Ensino Médio, sejam elas públicas ou privadas, técnicas ou regulares. Alunos do Ensino Fundamental também podem participar desta categoria;
  • Aberta: qualquer pessoa, de qualquer idade, que não esteja matriculada no ensino regular, tendo concluído-o ou não.

A Olimpíada é dividida em duas fases. São elas:

  • Primeira Fase: ocorre de forma online. Consiste em 24 questões de múltipla escolha, geralmente a serem realizadas em 3 horas de prova. Aqueles que conseguem no mínimo 16 acertos são classificados para a próxima fase;
  • Segunda Fase: uma prova presencial composta de 6 questões discursivas, cada uma valendo 24 pontos, a serem resolvidas em 4 horas. Existem polos oficiais designados pelo evento. Contudo, caso o participante more muito longe de um desses polos, pode entrar em contato com a organização por e-mail, com 1 semana de antecedência, para que a prova seja aplicada na sua escola.

PREMIAÇÕES

São premiados os alunos que obtiverem as maiores notas da Segunda Fase. Existem quatro prêmios: Insígnia de Papel, Insígnia de Pergaminho, Insígnia de Papiro e Insígnia de Palma. Estes prêmios são distribuídos na ordem de 1 :2 :3 :4, ou seja, se houverem x ganhadores de Insígnia de Papel, existem cerca de 2x ganhadores de Insígnia de Pergaminho, 3x ganhadores de Insígnia de Papiro, etc. O corte entre duas faixas de medalhas é colocado no maior salto entre as notas na tabela. Os prêmios são simbólicos, disponíveis em forma de certificado na Internet, mas as escolas podem imprimi-los e entregá-los em uma cerimônia interna.

SELEÇÃO PARA INTERNACIONAIS

Cerca de 60 participantes com as melhores notas são chamados a realizar a Escola de Linguística de Outono (ELO). A partir daí, é selecionada a equipe que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Linguística (IOL).

LINKS DA OBL

Auxiliar de Tecnologia

Nascido em Patos de Minas, MG, conheceu a OBMEP em 2014, recebendo sua primeira Menção Honrosa. Ama programação e matemática, e quer seguir uma carreira de desenvolvedor web back-end.

Comentários