Sobre as Olimpíadas Internacionais de Matemática

OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE MATEMÁTICA | IMO

É a mais importante competição internacional, realizada desde 1959. Participam desta competição cerca de 100 países de todo o mundo, representados por equipes de até 6 estudantes secundários ou que não tenham ingressado em uma Universidade ou equivalente na data da celebração da Olimpíada.

OLIMPÍADA IBERO-AMERICANA DE MATEMÁTICA | OIM

É uma competição internacional da qual participam os países da América Latina, Espanha e Portugal, representados por equipes de até 4 estudantes que não tenham feito 18 anos de idade até 31 de dezembro do ano imediatamente anterior à celebração da Olimpíada e que não tenham participado anteriormente em duas OIM.

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO CONE SUL

É uma competição da qual participam os países da porção meridional da América do Sul, representados por equipes de 4 estudantes que não tenham feito 16 anos de idade em 31 de dezembro do ano imediatamente anterior à celebração da Olimpíada.

OLIMPÍADA DE MAIO

É uma competição realizada para jovens adultos, disputada em dois níveis (Nível 1: para alunos até 13 anos e Nível 2: para alunos de até 15 anos), por países da América Latina, Espanha e Portugal.

No Brasil a olimpíada de maio é aplicada apenas aos alunos que tenham sido premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) com medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas ou tenham sido selecionados pelo coordenador regional.

As provas dos alunos selecionados são enviadas para a comissão organizadora na Argentina, onde é dada a classificação final por país.

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA – OMCPLP

É uma competição internacional realizada pela primeira vez em 2011 e envolve 8 países de expressão portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tome e Príncipe e Timor Leste.

EUROPEAN GIRL’S MATHEMATICAL OLYMPIAD | EGMO

Competição internacional de Matemática similar à IMO, com duas provas realizadas em dias consecutivos. Os países participantes enviam equipes constituídas por quatro matemáticas de idade escolar.

 

Fundador e Diretor Geral

Nasceu em uma pequena cidade do interior de São Paulo chamada de Maracaí, tem 17 anos e é apaixonado por olimpíadas. Fundou e é Diretor Geral do Grupo Obmepeiros de Educação. Foi um dos desenvolvedores da OBMV e o idealizador do Programa de Treinamento Olímpico e Obmepeiros Simulados.

Comentários