Sobre o Tubarão de Matemática | TM

APRESENTAÇÃO

O Tubarão de Matemática (TM) é uma competição nacional que desenvolve e potencializa as características principais da Matemática Discreta, como álgebra/aritmética, combinatória e modelagem, e geometria discreta.

Nossa educação matemática ainda está ancorada nas ideias do século 19 e anteriores. Naquele período, o raciocínio matemático dominante se baseava em modelos contínuos, as máquinas industriais moviam o mundo. Hoje, são as máquinas de informação, tais como computadores, tablets, smartphones, internet das coisas e outras tecnologias que ainda estão por surgir. Em comum elas tem modelos matemáticos discretos, baseados em bits, pixels, zeros e uns.

Podem participar da TM todos os estudantes das escolas públicas e particulares brasileiras, matriculados regularmente nos ensinos fundamental e médio.

NÍVEIS E FASES

Os alunos participantes são divididos em dois níveis. São eles:

  • Nível I para estudantes desde o 6º ano ao 8º ano do Ensino Fundamental;
  • Nível II para estudantes desde o 9º ano do Ensino Fundamental até o 2º ano do Ensino Médio.

Estudantes do 3º ano do Ensino Médio não podem participar.

A competição é dividida em duas fases. A primeira é composta de 20 questões objetivas, com duração máxima de 3h. A segunda é composta por 6 questões dissertativas, com duração máxima de 4h30min. A pontuação final é a soma das notas das duas fases.

PREMIAÇÕES

O primeiro lugar de cada nível ganha um iPad Mini II. Além disso, são entregues, para cada nível, 3 medalhas de ouro, 6 medalhas de prata e 9 medalhas de bronze. Os medalhistas de ouro e prata são premiados com vale-presente. Menções Honrosas são distribuídas de acordo com a banca que corrige as provas.

Auxiliar de Tecnologia

Nascido em Patos de Minas, MG, conheceu a OBMEP em 2014, recebendo sua primeira Menção Honrosa. Ama programação e matemática, e quer seguir uma carreira de desenvolvedor web back-end.

Comentários