Sobre a Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico | OBRL

APRESENTAÇÃO

A Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL) visa a aproximar as escolas do desafiante mundo dos jogos e desafios lógicos, que estimulam a memória, a criatividade, a destreza e o pensamento lógico-analítico dos estudantes, através de várias ferramentas pedagógicas e de uma metodologia direcionada. Eles também desenvolvem, nos alunos, a capacidade de concentração na solução de problemas, tanto individualmente quanto em pequenos grupos.

A Olimpíada é voltada a qualquer aluno que estude em escola pública ou privada e que esteja entre o 6º e o 9º ano do Ensino Fundamental, em todo o território brasileiro. Onde não houverem polos regionais num raio de 30 km, os participantes podem fazer as provas no próprio colégio, encaminhando as repostas por e-mail à comissão.

NÍVEIS E FASES

A OBRL é dividida em duas fases. São elas:

  • 1ª Fase: uma prova com 12 questões de múltipla escolha, com duração de 90 min. Cada questão vale 3 pontos, totalizando 36 pontos para a prova toda. São classificados para a próxima fase até 40 alunos por escola, 10 de cada nível;
  • 2ª Fase: outra prova com 12 questões de múltipla escolha, com duração de 90 min. As questões têm valores distintos: 2, 3 e 4 pontos, perfazendo um total de 36 pontos para a prova toda.

Os alunos participantes são divididos em 4 níveis, de acordo com seu grau de escolaridade:

  • Nível Alfa: para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, e/ou alunos que utilizem livros alfa;
  • Nível Beta: para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, e/ou alunos que utilizem livros beta;
  • Nível Gama: para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, e/ou alunos que utilizem livros gama;
  • Nível Ômega: para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, e/ou alunos que utilizem livros ômega.

PREMIAÇÕES

As escolas devem premiar, internamente, seus 40 primeiros colocados da Primeira Fase, sendo 10 de cada nível.

Já a premiação da Segunda Fase será de responsabilidade da organização da Olimpíada, sendo divulgada no site e em evento público. São distribuídas 6 medalhas de ouro, 12 medalhas de prata e 17 medalhas de bronze.

LINKS DA OBRL

Auxiliar de Tecnologia

Nascido em Patos de Minas, MG, conheceu a OBMEP em 2014, recebendo sua primeira Menção Honrosa. Ama programação e matemática, e quer seguir uma carreira de desenvolvedor web back-end.

Comentários