Sobre as Olimpíadas Internacionais de Robótica

ROBOCUP

A RoboCup é uma competição de robótica anual internacional fundada em 1997. Tem como objetivo, até a metade do século XXI, desenvolver uma equipa de robôs humanóides totalmente autônomos capazes de derrotar a equipa campeã mundial de futebol humana. Cada edição é constituída por duas partes essenciais: as competições e o simpósio. As competições dividem-se em cinco grupos (RoboCupSoccer, RoboCupRescue, RoboCupIndustrial, RoboCup@Home e RoboCupJunior), sendo cada um composto por várias ligas.

No simpósio, que decorre após as competições, são apresentados e discutidos trabalhos científicos da área. As equipes participantes nas competições têm por obrigação apresentar as soluções desenvolvidas e disponibilizar o seu trabalho, sendo esta uma forma de incentivar a contínua evolução de uma equipe.

FIRST LEGO LEAGUE | FLL

Todos os anos, a FIRST LEGO League elabora um desafio baseado em um tópico científico atual. Cada desafio tem três partes: o Jogo de Robôs, o Projeto e os Valores Fundamentais. Equipes de até dez crianças, com pelo menos dois treinadores adultos, participam do desafio, programando um robô autônomo para fazer pontos em um campo de jogo temático (Jogo de Robôs), desenvolvendo, assim, uma solução para um problema que eles identificaram (Projeto). Tudo isso é guiado pelos Valores Fundamentais FIRST LEGO. As equipes podem, então, participar de um torneio oficial, hospedado pelos parceiros e patrocinadores da FIRST LEGO League.

WORLD ROBOT OLYMPIAD | WRO

Qualquer pessoa que tenha entre 6 e 25 anos de idade pode participar da WRO. Existem, atualmente, quatro categorias de competição; cada uma com suas próprias características e desafios. São elas: Categoria Regular, Categoria Aberta, Futebol WRO, Desafio de Robótica Avançada.

Os desafios para as categorias Regular e Aberta são desenvolvidos a cada temporada, com os países que hospedam a Final Internacional.

LATIN-AMERICAN ROBOTICS COMPETITION | LARC

FIRA ROBOT WORLD CUP

A FIRA Robot World Cup, criada em 1996, juntamente com vários outros eventos FIRA, busca incentivar o interesse de jovens do mundo todo por robótica, de uma maneira interessante. Ela ajuda seus participantes a entenderem melhor e apreciarem os conceitos científicos e tecnológicos envolvidos.

Auxiliar de Tecnologia

Nascido em Patos de Minas, MG, conheceu a OBMEP em 2014, recebendo sua primeira Menção Honrosa. Ama programação e matemática, e quer seguir uma carreira de desenvolvedor web back-end.

Comentários