Sobre a Olimpíada Brasileira de Robótica | OBR

APRESENTAÇÃO

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma competição que visa a estimular jovens de todo o país a seguirem uma carreira científico-tecnológica, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Voltada a estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Técnico de qualquer escola pública ou privada do país, usa de duas modalidades para que todos possam participar.

Divulgar a robótica, suas aplicações, possibilidades, produtos e tendências é uma maneira de, também, estimular a formação de uma cultura associada ao tema tecnológico, proporcionando a formação de um cidadão que se relacione melhor com a tecnologia e também a formação de um mercado consumidor consciente, e, portanto, exigente para produtos tecnológicos, no país, nos próximos anos.

MODALIDADES

A OBR possui duas modalidades, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu ou não está acostumado à robótica, quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional.

  • Modalidade Prática: esta modalidade acontece através de eventos e competições Regionais e Estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma fase final Nacional. A cada ano é estabelecida uma tarefa, e os participantes devem construir robôs que atendam a esta tarefa.
  • Modalidade Teórica: esta modalidade acontece nas escolas dos estudantes e em sedes regionais onde os estudantes responderão questões de uma prova escrita preparada por um Comitê de Provas da OBR em um único dia.

Os alunos podem participar de mais de uma modalidade.

MODALIDADE TEÓRICA

A Modalidade Teória está dividida em seis níveis, de acordo com o grau de escolaridade do aluno participante. Veja:

  • Nível 0: destinado aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental;
  • Nível 1: destinado aos alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental;
  • Nível 2: destinado aos alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental;
  • Nível 3: destinado aos alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental;
  • Nível 4: destinado aos alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental;
  • Nível 5: destinado a qualquer aluno do Ensino Médio ou Técnico.
MODALIDADE PRÁTICA

A Modalidade Prática está dividida em dois níveis, também de acordo com graus de escolaridade:

  • Nível 1: voltado aos alunos do atual Ensino Fundamental de 9 anos;
  • Nível 2: voltado aos alunos de Ensino Médio ou Técnico, incluindo alunos matriculados em cursinho pré-vestibular. Os alunos não podem ter sido aceitos em qualquer curso superior.

As equipes devem ser compostas por grupos com entre 2 e 4 alunos, todos do mesmo nível.

ETAPA NACIONAL

As melhores equipes da Modalidade Prática de cada estado são chamadas a participar de uma etapa nacional, realizada em conjunto com a Competição Brasileira de Robótica (CBR).

LINKS DA OBR

Auxiliar de Tecnologia

Nascido em Patos de Minas, MG, conheceu a OBMEP em 2014, recebendo sua primeira Menção Honrosa. Ama programação e matemática, e quer seguir uma carreira de desenvolvedor web back-end.

Comentários