Sobre a Olimpíada Brasileira de Ciências | OBC

APRESENTAÇÃO

A Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC) é a competição que seleciona a equipe que representa o Brasil na Olimpíada Internacional Júnior de Ciências (IJSO) e na Olimpíada Americana Júnior de Ciências (OCJA). Tais torneios são realizados em país itinerante, e disputados entre estudantes de até 15 anos de idade, avaliados em Física, Química e Biologia.

FASES E PREMIAÇÕES

A OBC é dividida em 3 fases, sendo uma seletiva para IJSO. Veja:

  • Primeira Fase: realizada nos próprios colégios inscritos. A prova é composta por 45 questões de múltipla escolha, com duração de 3 horas. São propostos 15 testes de cada disciplina, seguindo as regras de pontuação da Prova Teste da IJSO. Os colégios participantes são responsáveis por encaminhar a planilha de notas para a Organização da OBC e por guardar as folhas de respostas até a divulgação dos classificados para a Segunda Fase.
  • Segunda Fase: realizada nas Sedes Regionais. A prova é composta por 60 questões de múltipla escolha, com duração de 3 horas e 30 minutos. São propostos 20 testes de cada disciplina, seguindo as regras de pontuação da Prova Teste da IJSO. As Sedes Regionais são responsáveis por encaminhar as folhas de respostas e a planilha de notas para a Organização da OBC.

São distribuídas aproximadamente 25 medalhas (5 de ouro, 10 de prata e 10 de bronze) e 25 menções honrosas àqueles que obtiverem as melhores notas na Segunda Fase. Os medalhistas são convidados a fazer a seletiva da IJSO.

SELEÇÃO PARA INTERNACIONAIS

A Seletiva da IJSO é realizada em Sede Nacional e implementada diretamente pela Organização da OBC. A prova consiste de 30 questões objetivas e 12 dissertativas, igualmente distribuídas entre as três disciplinas. A duração é de 3 horas e 30 minutos. Os 6 primeiros colocados na Seletiva são convocados para integrar o time brasileiro na IJSO.

LINKS DA OBC

Auxiliar de Tecnologia

Nascido em Patos de Minas, MG, conheceu a OBMEP em 2014, recebendo sua primeira Menção Honrosa. Ama programação e matemática, e quer seguir uma carreira de desenvolvedor web back-end.

Comentários