Sobre a Olimpíada Brasileira do Saber | OBS

APRESENTAÇÃO

A Olimpíada Brasileira do Saber (OBS) foi criada em 2014 como uma competição nacional de alto nível de excelência para estimular o interesse dos estudantes brasileiros para a Arte, Matemática, Língua Estrangeira a Ciência e a Tecnologia. Qualquer aluno do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e particulares pode participar da OBS.

Os participantes devem demonstrar capacidade de análise e interpretação das disciplinas envolvidas de modo integrado, vencendo os obstáculos com a língua estrangeira e a língua pátria.

FASES E PREMIAÇÕES

A OBS é dividida em três fases. São elas:

  • Fase I: sem limite de inscrições por Instituição. Ocorre no âmbito da escola e é composta pelas disciplinas Matemática, Raciocínio Lógico, Física, Química e Biologia. Os alunos que atingirem a média de corte são classificados para a Fase II.
  • Fase II: avaliação composta pelas disciplinas Atualidade, Língua Estrangeira e Tecnologia. Entre 3 e 7 candidatos de cada escola são classificados para a Fase III.
  • Fase III: é composta, na primeira etapa (teórica), por 60 questões objetivas de Matemática, 60 questões objetivas de Ciências e 50 questões objetivas de Lógica. A segunda etapa consiste em um quiz com questões aleatórias para alunos que se classificarem e atingirem a média de corte em cada disciplina. Na terceira etapa, há provas de Habilidades, Competição de Barco, Debate em Inglês (com o tema entregue com 1 semana de antecedência), e Competição de Robótica.

São agraciados com medalhas de ouro, prata e bronze e certificados os estudantes que, na Fase II, atingirem a nota de corte postada pelo site. Na Fase III, os primeiros colocados de cada modalidade recebem troféus e medalhas da OBS.

LINKS DA OBS

Auxiliar de Tecnologia

Nascido em Patos de Minas, MG, conheceu a OBMEP em 2014, recebendo sua primeira Menção Honrosa. Ama programação e matemática, e quer seguir uma carreira de desenvolvedor web back-end.

Comentários