Sobre a Olimpíada Nacional de Ciências | ONC

APRESENTAÇÃO

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, constitui um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e Associação Brasileira de Química (ABQ), que visa a despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do Ensino Médio e do Ensino Fundamental, identificar estudantes talentosos, incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas e proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações.

Podem participar da ONC quaisquer estudantes de escola pública ou privada, desde que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio.

FASES E NÍVEIS

Os participantes da Olimpíada são divididos em 4 níveis, de acordo com o grau de escolaridade de cada um. Veja:

  • Nível A: para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental;
  • Nível B: para alunos do 1º ano do Ensino Médio;
  • Nível C: para alunos do 2º ano do Ensino Médio;
  • Nível D: para alunos do 3º ano do Ensino Médio e 4º ano do Ensino Técnico.

A ONC é dividida em 2 fases diferentes.

  • Fase 1: composta por uma prova com 15 questões objetivas, sobre Física e Química.
  • Fase 2: composta por uma parte experimental e uma parte teórica. A parte teórica, que corresponde a 60% da nota, tem 6 questões. Já a parte experimental, que corresponde a 40% da nota, tem até 3 questões.

O uso de calculadora é permitido apenas durante a parte experimental da Fase 2.

PREMIAÇÃO

A ONC concede até 400 medalhas divididas em quatro categorias: ouro, prata, bronze e menção honrosa. O número de medalhas em cada uma dessas categorias depende do desempenho dos alunos em cada série/ano.

LINKS DA ONC

Auxiliar de Tecnologia

Nascido em Patos de Minas, MG, conheceu a OBMEP em 2014, recebendo sua primeira Menção Honrosa. Ama programação e matemática, e quer seguir uma carreira de desenvolvedor web back-end.

Comentários