Sobre a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente | OBSMA

APRESENTAÇÃO

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) é um projeto educativo bienal promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o país. Dentre os principais objetivos da OBSMA, destacam-se o reconhecimento do trabalho desenvolvido por professores e alunos nas escolas e a cooperação com a divulgação de ações governamentais criadas em prol da educação, da saúde e do meio ambiente.

A Olimpíada é voltada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas do Brasil, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e visa a fortalecer nos jovens estudantes o desejo de aprender, conhecer, pesquisar e investigar. Criada em 2001, a OBSMA busca incentivar a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de possibilitar que o conhecimento científico se torne próximo do cotidiano escolar e que as atividades pedagógicas de professores e escolas ganhem visibilidade.

CATEGORIAS E MODALIDADES

Os participantes da OBSMA são dividos em duas categorias distintas: Ensino Fundamental e Ensino Médio. Note que da primeira categoria só podem participar alunos do 6º ao 9º ano. Da segunda categoria, podem participar, também, os estudantes de cursos profissionalizantes e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A OBSMA é dividida em três modalidades, sendo os alunos livres para escolherem aquela em que se enquadram melhor.

  • Produção Audiovisual: trabalhos inscritos nesta modalidade são passíveis de serem vistos e ouvidos ao mesmo tempo. Podem ser uma videorreportagem, um documentário, um videoclipe, um filme de ficção, um vídeo-arte, um programa de entrevistas, um filme de animação ou até mesmo um spot de propaganda, contanto que seja coletivo e não ultrapasse 10 minutos no tempo de duração. Uma cópia deve ser enviada por correio à coordenação regional do estado.
  • Produção de Texto: o texto inscrito nesta modalidade deve ser inédito, de qualquer forma ou estilo literário. Cada trabalho deve ter no máximo dez páginas. A capacidade de expressão, a clareza das ideias e o português correto, são requisitos fundamentais para uma avaliação positiva do seu texto. Assim como na modalidade anterior, uma cópia deve ser enviada à coordenação regional do estado.
  • Projeto de Ciências: você pode apresentar um projeto dentro da temática desta olimpíada, contanto que não se esqueça de detalhar qual a sua motivação na escolha do tema, que caminhos percorreu durante o processo, em quais fontes bebeu para estruturar o trabalho e quais os impactos obtidos na escola, na comunidade, no bairro etc. Não são aceitos trabalhos individuais nesta modalidade.

LINKS DA OBSMA

Auxiliar de Tecnologia

Nascido em Patos de Minas, MG, conheceu a OBMEP em 2014, recebendo sua primeira Menção Honrosa. Ama programação e matemática, e quer seguir uma carreira de desenvolvedor web back-end.

Comentários