Artigos Obmepeiros

A importância das olimpíadas científicas

Talvez você tenha caído aqui de paraquedas e esteja se perguntando o que afinal é essa coisa de Olimpíadas Científicas, não? Mas calma que é bem simples, se liga:

Nós chamamos de Olimpíadas Científicas ou Olimpíadas do Conhecimento, as competições extracurriculares que têm por objetivo testar algum tipo de conhecimento ou habilidade de um aluno e, que no final, classifique os melhores e até premiê eles em alguns casos.

Geralmente, essas competições são de diversas áreas, têm de Matemática, Física, Química, Astronomia, HIstória, Geografia, Filosofia, Informática, Criação de Aplicativos, Saúde e Meio Ambiente, Economia, Educação Financeira e assim por diante. Sim, é olimpíada demais!

Segundo nossa contabilidade, hoje existem no Brasil quase 60 somente de abrangência nacional, sem considerar as competições estaduais, regionais e também as internacionais. Ou seja, é um mito que olimpíada só existe a de matemática aqui no país, pois tem para tudo quanto é gosto.

 

  • “Ok, já entendi esse papo de que tem olimpíada de tudo e que elas avaliam minhas habilidades. Mas…. e o que eu ganho com isso?”

 

Bem, os benefícios são muitos e vou citar apenas alguns, uns tangíveis e outros intangíveis, beleza?

Elas te tiram da zona de conforto – Sério, provas de olimpíadas no geral não têm nada a ver com provas escolares, principalmente as olimpíadas práticas. Por esse motivo, não há quem nunca fez uma olimpíada e não saiu dela com uma pulga atrás da orelha, e isso é normal. Este desafio que é o tempero dessas competições.

Você verá que estudar não é aquela coisa chata que se vê na escola – que estudar na verdade é divertido, desde que seja apresentado da forma certa e de que seja algo do seu interesse. Não é difícil encontrar quem não gostava de estudar e passou a gostar depois de passar um furacão chamado Olimpíada em sua vida.

Mais um ponto é a disciplina responsabilidade e didatismo que elas te proporcionarão – Ao contrário da escola convencional em que tudo é entregue na sua mão, nas olimpíadas não e, por isso, a tendência é de que você desenvolva essas habilidades com o passar do tempo.

Bolsas de estudos para colégios particulares, bolsas de estudos para universidades e bolsas de estudos em dinheiro – Nem todas as olimpíadas dão isso, mas ter medalhas em olimpíadas contribuem e muito na decisão de conseguir uma bolsa.

Ainda não citei também as amizades que você fará – isso porque você terá contato com outras pessoas que possuem os mesmos interesses que você, isso é mágico!

Podemos contar também as viagens – que são experiências por si só e prêmios físicos em alguns casos. Pô, bom demais!

Por último, mas não menos importante, medalhas olímpicas valem ingresso direto em universidades como USP, UNESP, UNICAMP e UNIFEI sem precisar de vestibular.

Depois de tudo isso que ainda sim é a ponta do iceberg, provavelmente  sua cabeça já deve estar borbulhando querendo saber tudo sobre olimpíadas e começar a estudar agora mesmo. Mas calma, dê uma olhada com calma aqui em nosso site que você sairá quase um expert.

Só para não deixar em branco, as olimpíadas também trazem inúmeros benefícios para as escolas e os professores, dentre os quais o destaque é o reconhecimento que as escolas e os professores de alunos premiados também ganham.

O grande problema é que no início é difícil uma escola ou um professor criar o que chamamos de Cultura Olímpica já que os alunos por falta de conhecimento não têm interesse. O segredo, digamos assim, é primeiro mostrar o que são as olimpíadas e que elas não são bichos de 7 cabeça, depois, encontrar quais se adequam mais a cada aluno e começar a incentivá-los e ajudá-los. Com o passar do tempo, assim que o 1° aluno, 2° aluno e assim por diante forem premiados, mais e mais também terão interesse.

Logo Medalhei

Medalhei

Conheça o treinamento online para olimpíadas científicas do Obmepeiros!

Conheça Agora!
Logo Obmepeiros

Nos acompanhe