Torneio Brasileiro de Jovens Físicos

Página atualizada 2019 ✔

Sobre a Olimpíada

O IYPT (International Young Physicists’ Tournament – Torneio Internacional de Jovens Físicos) é um torneio que visa a estimular o interesse dos estudantes pela Física, desenvolvendo o pensamento autônomo e crítico e estimulando o trabalho investigativo e colaborativo. 

Os problemas do torneio podem ser propostos por pessoas de qualquer país e são selecionados num seminário dos coordenadores nacionais do IYPT. Esses problemas devem abranger várias áreas da Física e devem desenvolver a criatividade, a concentração, o raciocínio indutivo e dedutivo, a habilidade de construir hipóteses, a capacidade de observação, de análise argumentos, de formulação de hipóteses, de estabelecimento de relações de causa e efeito, bem como o respeito a outras opiniões.

O formato do torneio também estimula o desenvolvimento da capacidade de liderança, de trabalhar em equipe, de dividir responsabilidades e de administrar conflitos, além do aprimoramento das habilidades de comunicação oral e escrita. 

PARTICIPAÇÃO

      • Podem participar estudantes regularmente matriculados na 1ª, 2ª ou 3ª série do Ensino Médio em 2019.
      • As equipes devem ser formadas por três, quatro ou cinco integrantes. Uma mesma escola pode inscrever vários times, porém cada grupo deve realizar os trabalhos de modo independente em todas as fases do torneio, para que não seja configurado plágio. 
      • Os times podem ser heterogêneos, podendo ser compostos por alunos de escolas e séries diferentes, desde que respeitando os dois itens anteriores.
      • Cada equipe deve indicar um integrante para ser o “capitão do time”, que será considerado o elo de comunicação com a coordenação do torneio. Também deve ser indicado um professor responsável, que será o “líder da equipe”.

INSCRIÇÃO

  • O formulário para inscrição deve ser preenchido pelo “capitão do time”, pelo “líder de equipe” ou pela escola diretamente pelo site do IYPT Brasil (www.iypt.com.br). 
  • A inscrição será considerada consolidada somente após o envio do comprovante do pagamento da taxa de inscrição pelo formulário disponível no site oficial. 
  • Cada time deverá pagar uma taxa de inscrição no valor de  R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais). Equipes com todos os integrantes da rede pública de ensino estão isentas da taxa.

FASE CLASSIFICATÓRIA

A classificação para o Torneio Nacional será realizada com base na avaliação de um relatório que cada equipe deverá realizar, incluindo a solução de 5 dos 17 problemas disponibilizados no site. Todas as resoluções devem apresentar, no mínimo, um experimento e os seus respectivos dados experimentais para corroborar as hipóteses e teorias apresentadas. 

Os relatórios devem seguir as instruções de formatação e de envio especificadas no Anexo I do regulamento.

As equipes podem optar por enviar um relatório preliminar até 28 de setembro de 2018 coma resolução de até 3 problemas. Os times terão uma bonificação de até 15% na nota da Fase Classificatória (bonificação máxima de 5% por cada problema preliminar enviado). 

Com base na pontuação (incluindo eventual bonificação), serão definidas as equipes classificadas e as divisões dos times para o sorteio do chaveamento. Em caso de empate, são utilizados sucessivamente os critérios: nota sem o bônus, nota do melhor problema, nota do segundo melhor, etc. 

TORNEIO NACIONAL

O Torneio Nacional será organizado em sessões intituladas “Physics Fights” (PFs), nas quais três ou quatro equipes debaterão as resoluções apresentadas para determinados problemas. Para informações específicas sobre o funcionamento de um “Physics Fight”, bem como sobre a forma de avaliação do desempenho das equipes, verifique o Anexo II do regulamento.

Cada equipe disputará três sessões de “Physics Fights” semifinais durante o Torneio Nacional, sendo duas no sábado e uma na manhã do domingo. As melhores equipes disputarão ainda um PF Final no domingo à tarde. 

Previamente ao Torneio Nacional, os times deverão responder ao formulário enviado pela Organização com os problemas preferidos, em ordem de prioridade. Com base nessa lista, serão definidos os problemas apresentados no 3ª PF Semifinal (disputado no domingo de manhã). Caso mais de uma equipe de uma determinada sala escolha um mesmo problema, a prioridade será do time mais bem posicionado na Fase Classificatória. 

Durante a Cerimônia de Abertura, será sorteada a posição de cada equipe na tabela previamente codificada, elaborada de modo a evitar que um time enfrente uma mesma equipe ou seja avaliado por um mesmo jurado repetidamente. Ao término da cerimônia, será divulgado o chaveamento com os confrontos dos 3 PFs Semifinais e com os problemas definidos para o terceiro PF. 

  As equipes com melhor desempenho nos PFs semifinais serão classificadas para um PF Final, que definirá o campeão geral do IYPT Brasil. A ordem de apresentação no PF Final será invertida em relação à classificação até então.

TORNEIO INTERNACIONAL

Cada uma das cinco melhores equipes do IYPT Brasil terá um membro como candidato ao Time Nacional. O representante de cada equipe será definido com base nas sugestões das equipes, nas observações do júri e no domínio da língua inglesa, oficial para os trabalhos no Torneio Internacional. O critério único aceitável para esta definição é a maximização das probabilidades de bom desempenho do Time Nacional. 

Após a distribuição dos problemas a serem resolvidos por cada candidato, será estipulado um prazo para avaliação do desenvolvimento técnico das resoluções e da qualidade da apresentação em inglês. 

Com base nesta avaliação, o candidato pode ser aprovado ou reprovado para o Time Nacional. Em caso de reprovação, um novo candidato será indicado seguindo a ordem de classificação das equipes no IYPT Brasil. 

Mesmo após aprovação, um aluno poderá ser desligado do Time Nacional caso não apresente a documentação necessária ou não atenda ao cronograma estipulado para melhorias nas resoluções e envio dos respectivos vídeos e apresentações. 

Todos os integrantes dos times premiados com medalhas de ouro e prata serão convidados a participar da preparação intensiva da equipe brasileira, que contará com workshops, simulações de “Physics Fights” e atividades em laboratórios dedicados. 

Os custos decorrentes de estadia, transporte e alimentação durante o Torneio Internacional são de responsabilidade da Organização Local. Passagem aérea, inscrição e demais custos relativos à viagem serão de responsabilidade do aluno classificado, bem como eventuais noites extras para ajustes nos horários dos voos.

Inscrições Fechadas

Inscrições para a IYPT Brasil 2019 estão fechadas no momento

Provas e Soluções

Comece a estudar para a IYPT Brasil pelas provas anteriores!

Canal B8

Canal com transmissões IYPT Brasil

Mais Sobre a IYPT Brasil

Site Oficial

Acesse o site oficial da IYPT Brasil e conheça mais sobre a olimpíada!

Facebook Oficial

Acompanhe as publicações da IYPT Brasil no Facebook

Twitter Oficial

Acompanhe as publicações da IYPT Brasil no Twitter

Últimas notícias da IYPT Brasil

Próximas datas da IYPT Brasil