Olimpíada Brasileira de Ciências

Página atualizada 2019 ✔

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Ciências é a competição que seleciona os alunos para representar o nosso país na IJSO (Olimpíada Internacional Júnior de Ciências) e na OCJA (Olimpíada de Ciências Júnior Americana). Estes torneios são disputados anualmente em local itinerante entre estudantes de até 15 anos, avaliados em Física, Química e Biologia simultaneamente.

Podem participar do evento todos os alunos que tenham idade condizente com o regulamento do Torneio Internacional. Seguindo o estatuto oficial da IJSO, são elegíveis estudantes que ainda não tenham completado 16 anos no dia 31 de dezembro do ano da IJSO corrente. Por exemplo, podem participar da OBC 2019 os alunos nascidos a partir de 1.o de janeiro de 2004.

A taxa de inscrição para escolas é de R$350,00 (trezentos e cinquenta reais), com isenção às unidades da rede pública de ensino.

A Primeira Fase da OBC é realizada nos próprios colégios inscritos. A prova é composta por 45 questões de múltipla escolha, com duração de 3 horas. São propostos 15 testes de cada disciplina, seguindo as regras de pontuação da Prova Teste da IJSO. Os colégios participantes são responsáveis por encaminhar a planilha de notas para a Organização da OBC e por guardar as folhas de respostas até a divulgação dos classificados para a Segunda Fase. A Segunda Fase da OBC é realizada nas Sedes Regionais. A prova é composta por 60 questões de múltipla escolha, com duração de 3 horas e 30 minutos. São propostos 20 testes de cada disciplina, seguindo as regras de pontuação da Prova Teste da IJSO. As Sedes Regionais são responsáveis por encaminhar as folhas de respostas e a planilha de notas para a Organização da OBC.

São atribuídas medalhas e menções honrosas com base no resultado desta fase. A quantidade exata de cada faixa de premiação depende da distribuição de notas, sendo aproximadamente 25 medalhas (cerca de 5 de ouro, 10 de prata e 10 de bronze) e aproximadamente 25 menções honrosas. Os estudantes medalhados são convocados para a Seletiva da IJSO e recebem os prêmios em cerimônia realizada no mesmo dia desta seletiva. As menções honrosas são enviadas digitalmente aos representantes dos respectivos colégios.

A Seletiva da IJSO é realizada em Sede Nacional e implementada diretamente pela Organização da OBC. A prova consiste de 30 questões testes e 12 dissertativas, igualmente distribuídas entre as três disciplinas. A duração é de 3 horas e 45 minutos.
Classificação para IJSO: Os 6 primeiros colocados na Seletiva são convocados para integrar o time brasileiro na IJSO. Conforme regulamento da IJSO, só podem participar do evento os estudantes que realizem todas as provas e atividades previstas pelo Comitê Local. Em caso de necessidade de substituição de estudantes por desistência, problemas de documentação ou falta de envio de listas de preparação, é seguida a ordem de classificação desta seletiva.

Inscrições Fechadas

Inscrições para a OBC 2019 estão fechadas no momento

Provas e Soluções

Comece a estudar para a OBC pelas provas anteriores!

Regulamento

Conheça mais sobre a olimpíada

Mais Sobre a OBC

Site Oficial

Acesse o site oficial da OBC e conheça mais sobre a olimpíada!

Página no Facebook

Acompanhe a página oficial da OBC no Facebook!

Últimas notícias da OBC

Próximas datas da OBC

[add_eventon fixed_month=”9″ fixed_year=”2019″ event_type=”251″]