Olimpíada Brasileira de Economia

Página atualizada 2019 ✔

Sobre a Olimpíada

A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ECONOMIA – OBECON é um evento gratuito voltado aalunos do Ensino Médio de todas as escolas do Brasil. Os cinco alunos melhor colocados na OBECON terão o direito de representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Economia (no original, International Economics Olympiad ou IEO). A participação de uma equipe brasileira depende de suporte financeiro e do enquadramento nas condições de inscrição da IEO.

Qualquer pessoa que não seja estudante de Ensino Médio pode participar da OBECON, na categoria aberta, mas não poderá representar o Brasil na IEO.

A OBECON tem como objetivos principais:

  • despertar nos jovens estudantes o interesse por economia e finanças, estimulando a pesquisa, e criando um ambiente propício para o seu crescimento intelectual e emocional, contribuindo para a melhoria educacional do país como um todo;
  • incentivar o estudo de temas ligados à economia e áreas afins em todas as escolas do país e também estimular professores a criarem cursos extracurriculares nestas áreas;
  • estabelecer um ambiente cooperativo entre os estudantes, professores e escolas participantes, promovendo o interesse pela aprendizagem e fomentando a troca de experiências bem sucedidas;
  • identificar talentos precoces na economia e áreas afins.

Qualquer pessoa pode se inscrever para participar da OBECON, mas apenas estudantes do

Ensino Médio (que não estudem em instituição de ensino superior) participam da categoria

oficial, que seleciona os representantes do Brasil na Olimpíada Internacional de Economia

(IEO).

A prova é única para todos os participantes, independente da categoria. A participação na OBECON é absolutamente voluntária e gratuita. A OBECON aceita inscrições em duas categorias:

categoria oficial : para estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio ou equivalente (inclusive aqueles que cursam o chamado Quarto Ano, em instituições que conciliam o Ensino Médio com o Ensino Técnico), ou que terminaram o Ensino Médio no final de 2018, ano anterior à aplicação da presente edição da OBECON. Estes últimos também devem, durante a inscrição, selecionarem a opção correspondente ao Quarto Ano.

categoria aberta : para universitários, adultos e todas as demais pessoas que queiram participar.

Não há número mínimo ou máximo de participantes para cada escola. Todos os estudantes podem e devem ser convidados a participar. Estudantes podem também participar independentemente de sua escola.

A OBECON será realizada em três fases:

  1. A Primeira Fase será totalmente via web. Os inscritos poderão realizar a prova acessando a internet em computador, notebook, tablet ou celular. As instruções específicas serão informadas no ato da inscrição. A prova pode ser realizada em casa, na escola, ou em qualquer lugar com acesso à internet. A prova da primeira fase é objetiva (múltipla escolha) e tem duração de 3 horas (três horas). A prova é individual e sem consulta, mas não há fiscalização.
  2. A Segunda Fase é uma prova discursiva e tem a duração de 3 horas (três horas) Para esta fase, serão convidados aproximadamente 250 dos participantes. A COOBECON estipulará uma nota de corte usando este critério, de forma que todos os participantes com nota igual ou superior à nota de corte serão convidados a participar da Segunda Fase. A prova da segunda fase só poderá ser realizada sob a supervisão de um ou mais professores oficialmente designados pela COOBECON. Espera-se o máximo cuidado com o sigilo das questões da Segunda Fase.

Para os casos de alunos com baixa renda, caso forem classificados para terceira fase,  é necessário comprovação prévia e aprovação por parte da COOBECON para possível ajuda de custos.

Esta Olimpíada NÃO prevê prêmios ou medalhas. Todos os participantes a partir da segunda Fase receberão certificados de participação em formato PDF. Os participantes que forem selecionados para a terceira Fase receberão certificados em formato PDF correspondentes as medalhas de ouro, prata e bronze.

Para a competição internacional os estudantes serão selecionados utilizando a classificação da OBECON, entre os estudantes que tenham não menos que 15 e não mais que 20 anos no dia 5 de julho do ano da Olimpíada. Em caso de empate, será dada preferência ao estudante mais novo. Os estudantes serão acompanhados por dois líderes, que serão responsáveis por questões acadêmicas (como o preparo para a IEO) e administrativas (como o cuidado e o auxílio durante a estadia no exterior).

Inscrições Fechadas

Inscrições para a OBECON 2019 estão fechadas no momento

Regulamento

Conheça um pouco mais sobre a olimpíada

Conteúdo Programático

Saiba o que estudar para a OBECON

Mais Sobre a OBECON

Site Oficial

Acesse o site oficial da OBECON e conheça mais sobre a olimpíada!

Página no Facebook

Página oficial da OBECON no Facebook

Últimas notícias da OBECON

Próximas datas da OBECON