Olimpíada Brasileira de Física

Página atualizada 2019 ✔

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) que tem os seguintes objetivos: despertar e estimular o interesse pela Física; proporcionar desafios aos estudantes; aproximar a universidade do Ensino Médio; identificar os estudantes talentosos em Física.

A competição possui 2 (duas) fases e é dividida em 3 (três) níveis:

  • Nível I – Nível Fundamental (estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental).
  • Nível II – Nível Médio (estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio).
  • Nível III – Nível Médio (estudantes da 3ª série do Ensino Médio e 4ª série do Ensino Técnico).

 

PRIMEIRA FASE

A aplicação da prova da 1ª fase é de responsabilidade do professor credenciado e será aplicada nas dependências do estabelecimento de ensino num dos seguintes períodos: manhã (7 às 12h), tarde (13 às 18 h), noite (18h30 min às 23h) somente na data determinada no calendário da OBF.

  • Nível I – 20 (vinte) questões objetivas que deverão ser respondidas de acordo com as instruções específicas no caderno de questões.
  • Nível II – 25 (vinte e cinco) questões objetivas das quais os estudantes deverão responder 20 (vinte) questões de acordo com as instruções específicas no caderno de questões.
  • Nível III – 20 (vinte) questões objetivas que deverão ser respondidas de acordo com as instruções específicas no caderno de questões. 

 

SEGUNDA FASE

O estabelecimento de ensino que participar da 1ª fase terá automaticamente inscritos para a 2ª fase todos os estudantes que atingirem o número mínimo de acertos estipulado pela Comissão da OBF. As provas da 2ª fase serão aplicadas em um sábado, das 13h às 17h (horário local), nas subcoordenações estaduais definidas por cada comissão estadual na data determinada no calendário da OBF.

  • Nível I – 8 (oito) questões dissertativas que deverão ser respondidas de acordo com as instruções específicas no caderno de questões.
  • Nível II – 12 (doze) questões dissertativas das quais os estudantes deverão responder 08 (oito) questões de acordo com as instruções específicas no caderno de questões.
  • Nível III – 8 (oito) questões dissertativas que deverão ser respondidas de acordo com as instruções específicas no caderno de questões.

 

TERCEIRA FASE

O estabelecimento de ensino que participar da 2ª fase terá automaticamente inscritos para a 3ª fase todos os estudantes que atingirem o número mínimo de acertos estipulado pela Comissão da OBF, garantindo-se a cada estado o número mínimo de um estudante por série. A prova da 3ª fase será realizada na data determinada no calendário da OBF, aprovado e publicado na página de divulgação digital da OBF de cada ano, em local a ser divulgado pela Coordenação Estadual.

A prova para os estudantes do Ensino Fundamental (9º ano) e Ensino Médio (1ª e 2ª séries) será composta por uma parte experimental e por uma parte teórica. A prova para os estudantes do Ensino Fundamental (8º ano) e Ensino Médio (3ª e 4ª séries), será composta por uma única prova teórica (Nível I e III). A prova experimental terá valor de 40% da nota final. A prova teórica do Nível I e Nível III terá 8 (oito) questões dissertativas que deverão ser respondidas de acordo com as instruções específicas no caderno de questões. A prova teórica do Nível II terá 12 (doze) questões dissertativas das quais os estudantes deverão responder 08 (oito) questões de acordo com as instruções específicas no caderno de questões.

 

PREMIAÇÕES REGIONAIS

– As pontuações obtidas pelos estudantes na 1ª fase da OBF podem ser usadas para classificar, pontuar ou dar prêmios em eventos olímpicos internos ao estabelecimento de ensino, a critério exclusivamente dos responsáveis pelo estabelecimento de ensino;  

– As pontuações obtidas pelos estudantes na 2ª fase da OBF podem ser usadas para classificar, pontuar ou dar prêmios em eventos regionais ou estaduais, a critério exclusivamente dos Coordenadores Estaduais;

– A 3ª fase da OBF não deve ser utilizada para classificar, pontuar ou dar prêmios em eventos internos ao estabelecimento de ensino, eventos regionais ou estaduais.

 

OLIMPÍADAS INTERNACIONAIS DE FÍSICA (OIF)

Os 40 estudantes da 1ª série com melhor desempenho na 3ª fase da OBF de um determinado ano e que atendam ao limite de idade exigido pelo Comitê da International Physics Olympiad (IPhO) e da Olimpíada Iberoamericana de Física (OIbF), serão convidados a participar do processo de preparação para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF) no ano subsequente ao da realização desta OBF.

Os 20 melhores estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental com melhor desempenho na 3ª fase da OBF de um determinado ano, serão convidados a participar do processo de preparação para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF), juntamente com os 40 melhores estudantes da 1ª série conforme já indicado. O ingresso no time de preparação para as OIF’s não garante automaticamente a vaga no grupo de estudantes que farão a seletiva para as OIF’s.

Os 10 melhores estudantes da 1ª série do Ensino Médio que participarem da OBFEP (Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas) e que não estiverem classificados na OBF pelo critério comentado no primeiro parágrafo deste subtópico serão convidados a participar do processo no ano subsequente ao da realização desta OBFEP, de preparação para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF).

Inscrições Fechadas

Inscrições para a OBF 2019 estão fechadas no momento

Provas e Soluções

Comece a estudar para a OBF pelas provas anteriores!

Materiais Obmepeiros para a OBF

Desafios Semanais

Desafios todas as semanas para você treinar para a OBF

Mais Sobre a OBF

Site Oficial

Acesse o site oficial da OBF e conheça mais sobre a olimpíada!

Últimas notícias da OBF

Próximas datas da OBF