Olimpíada Brasileira de Informática

Página atualizada 2019 ✔

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação que possui os seguintes objetivos: estimular o interesse pela Computação e por Ciências em geral; promover a introdução de disciplinas de raciocínio computacional e técnicas de programação de computadores nas escolas de ensino médio e fundamental; proporcionar novos desafios aos estudantes; identificar talentos e vocações em Ciência da Computação de forma a melhor instruí-los e incentivá-los a seguir carreiras nas áreas de ciência e tecnologia. 

A competição é dividida em três fases e duas modalidades:

  • Modalidade Iniciação

Na Modalidade Iniciação, as tarefas das provas versarão sobre problemas de lógica e problemas de computação (sobre lógica de programação, mas sem o uso de computador). Esta modalidade possui algumas subcategorias:

  • Modalidade Iniciação – Nível Júnior: é permitida a participação de alunos que estejam cursando o quarto ou o quinto ano do Ensino Fundamental. 
  • Modalidade Iniciação – Nível 1: é permitida a participação de alunos que estejam cursando o sexto ou o sétimo ano do Ensino Fundamental. 
  • Modalidade Iniciação – Nível 2: é permitida a participação de alunos que estejam cursando o oitavo ou o nono ano do Ensino Fundamental.

 

  • Modalidade Programação

Na Modalidade Programação, as tarefas da prova versarão sobre problemas de programação, e devem ser resolvidas com o uso de computador, exigindo conhecimento de estruturas de dados e técnicas de programação. Nesta modalidade, temos as seguintes subcategorias:

  • Modalidade Programação – Nível Júnior: é permitida a participação de alunos de qualquer ano do Ensino Fundamental.
  • Modalidade Programação – Nível 1: é permitida a participação de alunos do Ensino Fundamental e de alunos do primeiro ano do Ensino Médio.
  • Modalidade Programação – Nível 2: é permitida a participação de alunos do Ensino Fundamental e de alunos até o terceiro ano do Ensino Médio.
  • Modalidade Programação – Nível Sênior: é permitida a participação de alunos que estejam cursando o quarto ano de escolas do Ensino Técnico ou que estejam cursando, pela primeira vez, o primeiro ano de um curso de graduação, no momento da prova da Fase Local da OBI. 

É importante salientar que cada participante poderá ser inscrito em apenas uma modalidade e nível.

  • FASES

A OBI será realizada em três fases: Local, Estadual e Nacional. As provas da Fase Local e da Fase Estadual serão realizadas na escola onde o aluno realizou a inscrição. As provas da Fase Nacional serão realizadas em sedes designadas pela organização da OBI, preferencialmente universidades localizadas nas capitais dos estados ou em cidades com grande concentração de competidores classificados. 

Em cada fase, os melhores classificados serão convocados a participar da fase seguinte e somente serão convocados para a fase seguinte os candidatos que tiverem obtido ao menos 1/3 dos pontos da prova na fase corrente. 

Serão convocados para a Fase Estadual, para cada modalidade e nível: 

  1. os melhores classificados na Fase Local em cada Escola, até o limite de 15% dos participantes efetivos da Escola na respectiva modalidade e nível; 
  2. os melhores classificados nacionalmente na Fase Local, até o limite de 5% dos participantes efetivos na respectiva modalidade e nível. 

Serão convocados para a Fase Nacional, para cada modalidade e nível: 

  1. os melhores classificados na Fase Estadual em cada Estado, até o limite de 15% dos participantes efetivos do Estado na Fase Estadual, na respectiva modalidade e nível; 
  2. os melhores classificados nacionalmente na Fase Estadual, até o limite de 5% dos participantes efetivos do Estado da Fase Estadual na respectiva modalidade e nível. 
  • PROVAS
  • Modalidade Iniciação – Níveis 1 e 2
      • As provas serão compostas de questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas e somente uma alternativa correta.
  • Modalidade Programação – Níveis Júnior, 1, 2 e Sênior
      • As provas serão compostas de tarefas de programação cuja solução envolve a implementação de um programa de computador em uma das linguagens de programação permitidas na OBI.
      • Durante a prova, cada participante deverá ter acesso individual a um computador pessoal, com capacidade adequada de processamento, sem acesso à Internet, com um ambiente de programação (no mínimo um editor de texto) e compiladores para as linguagens de programação permitidas pela OBI (ao menos uma linguagem).
      • Os competidores podem submeter soluções nas seguintes linguagens de programação: Pascal, C, C++, Python, Java ou Javascript. Na Seletiva para a Olimpíada Internacional, para os melhores classificados da Modalidade Programação Nível 2, os competidores podem submeter soluções nas linguagens de programação C, C++ ou Java.
  • RESULTADOS E PREMIAÇÃO

Os resultados oficiais serão divulgados, juntamente com o gabarito das provas, na página oficial da OBI na Internet (http://obi.sbc.org.br). A ordem de classificação em cada Fase é determinada pela Pontuação obtida pelo competidor na respectiva Fase. 

Na Modalidade Iniciação, cada questão de múltipla escolha corretamente respondida corresponde a um ponto. Na Modalidade Programação, o competidor pode receber entre zero e 100 pontos em cada tarefa, dependendo do número de testes para o qual a sua solução para a respectiva tarefa produz a resposta correta.

A classificação dos competidores na Fase Local, em cada modalidade e nível, é determinada pela Pontuação da Fase Local; a classificação dos competidores na Fase Estadual, em cada modalidade e nível, é determinada pela Pontuação da Fase Estadual.

A Classificação Final dos competidores na OBI, em cada modalidade e nível, é determinada pela Pontuação da Fase Nacional. Em caso de empate, a Pontuação da Fase Estadual será utilizada para desempate. Persistindo o empate, a Pontuação da Fase Local será utilizada para desempate. 

Todos os participantes, coordenadores e colaboradores terão direito a certificados. Os melhores classificados terão direito a medalhas nas categorias ouro, prata e bronze, em quantidades a serem determinadas plea Comissão Nacional, dependendo da quantidade de participantes e dos resultados. 

Inscrições Fechadas

Inscrições para a OBI 2019 estão fechadas no momento

Ementas

Descubra o que é cobrado na OBI em cada modalidade

Questões Anteriores

Pratique com questões anteriores

Cursos e Materiais

Materiais recomendados pela OBI

Obmepeiros Recomenda

Neps Academy

Plataforma de ensino de computação

CodCad

Plataforma de ensino de computação

Mais Sobre a OBI

Site Oficial

Acesse o site oficial da OBI e conheça mais sobre a olimpíada!

Página no Facebook

Acompanhe a página oficial da OBI no Facebook!

Últimas notícias da OBI

Próximas datas da OBI