9 projetos que todo olímpico deveria conhecer!

Se você é um olímpico com certeza você conhece muitos projetos bacanas sobre olimpíadas, oportunidades e protagonismo. Agora, se você não conhece não tem nenhum problema, esse post foi feito justamente para isso!

Se você curte o que fazemos irá gostar demais dessa lista que preparamos. Dica: Procure seguir todos os projetos da lista em redes sociais e Newsletters, vale muito a pena!

1. NOIC – Núcleo Olímpico de Incentivo ao Conhecimento

Site do NOIC / Página do Facebook

O Noic é uma iniciativa sem fins lucrativos criada por alunos experientes em Olimpíadas Científicas e Vestibulares com a intenção de ajudar pessoas a se prepararem e se informarem sobre estes.

O Núcleo não só é o melhor Jornal Olímpico atual, divulgando notícias sobre Olimpíadas e Vestibulares, como também possui Guias de Estudo de diversas áreas que estão disponíveis para ajudar no seu preparo.

Os guias foram escritos por alunos que tiveram sucesso em suas áreas e passam sua experiências para os leitores, quer você queira aprovação no ITA, no IME, ganhar uma Olimpíada Brasileira ou até mesmo uma Internacional.

A iniciativa cresceu muito desde sua criação e continua buscando por novas ideias. A equipe trabalha todo dia pensando em maneiras de deixar o Noic cada vez melhor para seus leitores.

2. Projeto Olimpíadas Virtuais de Ciências

Site do OVC / Página do Facebook

As olimpíadas virtuais estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil, e o OVC é um dos responsáveis por isso! Eles atuam com 3 competições: OBFV, OBBV e OBQV, respectivamente de física, biologia e química.

Essas são alternativas de treino para as grandes nacionais, além de que você pode concorrer a medalhas assim como nas tradicionais.

3. InspiraSonho

Site do InspiraSonho / Página do Facebook

Nada mais nada menos do que a maior plataforma de oportunidades do Brasil! O InspiraSonho é o lugar certo para você que quer saber de TUDO o que está acontecendo no país e afora de oportunidades acadêmicas e sociais. Um ponto bem importante e interessante é que você pode virar um Embaixador do seu estado e ajudar o InspiraSonho a divulgar oportunidades por todo o território nacional!

4. ImpactaJovem

Página do Facebook

Se você falar de Protagonismo Juvenil o ImpactaJovem é a primeira coisa que deveria vir em sua cabeça!

O projeto almeja fazer dos jovens protagonistas através de uma rede de voluntariados. Além disso, anualmente fazem um programa de mentorias para quem deseja aplicar ou quer uma força para passar em algum lugar muito concorrido.

5. B8 Projetos Educacionais

Página do Facebook

Os organizadores de duas grandes olimpíadas brasileiras: Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC) e IYPT Brasil. Vale a pena conferir um pouco da história deles e de seus projetos.

6. Cientista Beta

Site do Cientista BetaPágina do Facebook

Imagine a Ciências Vivenciada de uma forma diferente e incrível! Este é o Cientista Beta.

Com programas de mentorias e um grande evento chamado Decola Beta, é ideal para você que AMA ciência.

7. Edukai.me

Site do Edukai.mePágina do Facebook

A EDUKAI é uma ONG formada por alunos universitários de diferentes faculdades – UFG, ITA, FGV, Belas Artes e Unb – que ao perceberem serem privilegiados quanto ao acesso à educação, buscaram levar oportunidades aos grandes talentos existentes no sistema público de ensino brasileiro. Tornando-se protagonistas nesta busca em 2015 e estando atualmente presentes em Goiânia, Brasília e São Paulo.

Hoje, seu campo de atuação envolve a promoção de palestras, arrecadação de livros, sessões de mentoria e estímulo ao jovens a participarem de olimpíadas científicas, nas quais produzem as provas e apostilas fornecidas.

8. CodCad

Site do CodCadPágina do Facebook

A melhor plataforma de programação do Brasil! E o melhor: gratuita! Desenvolvida por alunos de olimpíadas de informática é o melhor site para você estudar informática ou para olimpíadas do gênero.

9. Meninas Olímpicas

Página do Facebook

Você sabia que as mulheres são minoria tanto na ciência quanto nas olimpíadas do conhecimento? O projeto Meninas Olímpicas tem a proposta de mudar isso, incentivando garotas a se interessarem pela área através de projetos!

 

E aí, gostou do post? Não deixe de nos seguir no Facebook também!

Fundador e Diretor Geral

Natural de Maracaí no interior paulista, tem 18 anos e está em processo de preparação para o Vestibular do ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Criou a Obmepeiros em novembro de 2015 e coordenou a Olimpíada Brasileira Virtual de Matemática até 2018.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: