Olimpíada Brasileira de Química

Página atualizada 2019 ✔

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) é uma competição anual, promovida pela Associação Brasileira de Química. A primeira edição foi realizada em 1986, por iniciativa do Instituto de Química da USP, com participação de 5 estados brasileiros. Atualmente, recebe o apoio do CNPq, DOW, CFQ, da ABICLOR e da ABIQUIM.

Seus principais objetivos são:

Identificar os melhores estudantes de Química do ensino médio, estimulando-os com premiações;

Selecionar e capacitar os estudantes para compor as delegações que representarão o Brasil nas competições internacionais relacionadas com a Química.

Podem participar da OBQ os alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país.

A olimpíada é dividida em três fases, segundo o regulamento oficial:

Fase I: As escolas realizam com critérios próprios a seleção de seus alunos, que participarão da Olimpíada Estadual (Fase II). A escola poderá ter o auxílio do Coordenador Estadual na elaboração dos critérios.

Fase II: Olimpíada Estadual.

Fase III: Olimpíada Nacional, da qual participam os alunos aprovados na Estadual. É constituída de exames teóricos com 10 questões objetivas e 6 questões analítico-expositivas (podendo, uma ou mais delas consistir técnicas laboratoriais habituais para estudantes de Ensino Médio). Possui tempo máximo de 4 horas.

Após a Fase III, a distribuição de medalhas seguirá preferencialmente, mas não obrigatoriamente, a proporção de 1:2:3 para as medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente, havendo, no mínimo, quatro medalhas de ouro. Todos os alunos premiados são chamados a participar da segunda etapa, que tem por objetivo selecionar a equipe que representará o Brasil nas olimpíadas internacionais.

Os aprovados sem medalhas com escores a partir de 50 (cinquenta) pontos receberão certificado de Menção Honrosa.

Na segunda etapa, é aplicada uma prova prática, cujos 15 primeiros classificados participam do Curso de Aprofundamento e Excelência em Química. Após esse curso, os estudantes são submetidos a uma nova avaliação, de caráter analítico-expositiva. Os quatro candidatos com o melhor desempenho nessa avaliação formam a equipe olímpica brasileira que representará o Brasil tanto na Olimpíada Ibero-americana de Química quanto na Olimpíada Internacional de Química.

Inscrições Fechadas

A OBQ não possui processo de inscrições próprio

Provas e Soluções

Comece a estudar para a OBQ pelas provas anteriores!

Mais Sobre a OBQ

Site Oficial

Acesse o site oficial da OBQ e conheça mais sobre a olimpíada!

Últimas notícias da OBQ

Próximas datas da OBQ

X