Olimpíada Brasileira de Química Júnior
Sobre a Olimpíada
A Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQ Jr.) é uma competição brasileira destinada aos alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas. Ela é promovida pela ABQ, Associação Brasileira de Química, e coordenada pela Universiade Federal do Ceará e Universidade Federal do Piauí. Seu objetivo é estimular o interesse pelas Ciências da Natureza, principalmente pela Química.
Para que o estudante esteja apto a participar da olimpíada, é necessário que sua escola tenha um representante cadastrado no Programa Nacional das Olimpíadas de Química. Não há taxa de inscrição, nem para a escola, nem para os alunos.
A competição é dividida em duas fases. A Fase I consiste em 20 questões objetivas. A Fase II é composta de 10 questões objetivas, valendo 40 pontos, e 3 questões analítico-expositivas, valendo 60 pontos.
Note que as provas são as mesmas para ambos os graus de escolaridade permitidos.
As premiações são distribuídas com base em números de pontos predefinidos; portanto, não há número máximo. Veja:
- Notas de 95 a 100: medalhas de ouro;
- Notas de 85 a 94,9: medalhas de prata;
- Notas de 70 a 84,9: medalhas de bronze;
- Notas de 50 a 69,9: menção honrosa.
Todos os participantes agraciados com medalhas de ouro ou prata são automaticamente inscritos na terceira fase da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) – Modalidade A do ano seguinte.
Site Oficial
Acesse o site oficial da OBQ Jr. e conheça mais sobre a olimpíada!
Provas e Soluções
Comece a estudar para a OBQ Jr. pelas provas anteriores!
Guia de estudos e materiais específicos
Em breve aqui na Obmepeiros 😉