Olimpíada Brasileira de Química Júnior

Página atualizada 2019 ✔

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQ Jr.) é uma competição brasileira destinada aos alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas. Ela é promovida pela ABQ, Associação Brasileira de Química, e coordenada pela Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal do Piauí. Seu objetivo é estimular o interesse pelas Ciências da Natureza, principalmente pela Química.

Para que o estudante esteja apto a participar da olimpíada, é necessário que sua escola tenha um representante cadastrado no Programa Nacional das Olimpíadas de Química. Não há taxa de inscrição, nem para a escola, nem para os alunos.

A competição é dividida em duas fases. A Fase I consiste em 20 questões objetivas. A Fase II é composta de 10 questões objetivas, valendo 40 pontos, e 3 questões analítico-expositivas, valendo 60 pontos.

Note que as provas são as mesmas para ambos os graus de escolaridade permitidos.

Obs.: Para ser aprovado na Fase I, apto para a Fase II, é preciso que a nota do aluno esteja entre as 15% melhores do país.

As premiações são distribuídas com base em números de pontos predefinidos; portanto, não há número máximo. Veja:

Notas de 92 a 100: medalhas de ouro;

Notas de 80 a 91,9: medalhas de prata;

Notas de 65 a 79,9: medalhas de bronze;

Notas de 50 a 64,9: menção honrosa.

Todos os participantes agraciados com medalhas de ouro ou prata são automaticamente inscritos na terceira fase da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) – Modalidade A do ano seguinte.

Inscrições Abertas

Inscrições ocorrem até 31 de julho

Provas e Soluções

Comece a estudar para a OBQ Jr. pelas provas anteriores!

Mais Sobre a OBQ Jr.

Site Oficial

Acesse o site oficial da OBQ Jr. e conheça mais sobre a olimpíada!

Últimas notícias da OBQ Jr.

Próximas datas da OBQ Jr.

X