Olimpíada Brasileira de Robótica

Página atualizada 2019 ✔

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utiliza-se da temática da robótica. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

Modalidade Teórica, acontece nas escolas dos estudantes e em sedes regionais onde os estudantes responderão questões de uma prova escrita preparada por uma Comissão de Professores e Pesquisadores da OBR em uma única fase para o Ensino Fundamental e em duas fases para o Ensino Médio e Técnico. A Modalidade Teórica está dividida em seis níveis, de acordo com a escolaridade do aluno:

Nível 0 Para estudantes regularmente matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental.

Nível 1 Para estudantes regularmente matriculados no 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.

Nível 2 Para estudantes regularmente matriculados no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

Nível 3 Para estudantes regularmente matriculados no 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.

Nível 4 Para estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Nível 5 Para estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio ou Técnico.

A Modalidade Teórica é realizada em uma única etapa para os Níveis 0-4 (Fase 1) e em duas etapas para o Nível 5 (Fase 2).As provas da Fase 1 são aplicadas pelo professor/tutor responsável na própria escola, em uma data definida pela Coordenação Geral da OBR. É permitido ao professor definir o período de aplicação das provas, sem alteração da data. As provas, adaptadas em forma e conteúdo a cada faixa etária, têm de duas a quatro horas de duração conforme o nível.

As provas da Fase 2 são realizadas por estudantes do Nível 5 classificados de acordo com seu desempenho na Fase 1. Um Coordenador de Fase Local, designado pelo Representante Estadual, é responsável por aplicar as provas em uma Instituição-sede regional. O melhor aluno de cada estado neste nível, desde que não tenha tido contato com a robótica na prática, recebe como premiação uma vaga para o minicurso de robótica a ser realizado durante o evento da Etapa Nacional da Modalidade Prática.

A Modalidade Prática acontece através de eventos/competições Regionais e Estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final Nacional, os estudantes ficam sob orientação de seus professores e cientistas. Os eventos organizados pela OBR e são gratuitos e abertos ao público. A Modalidade Prática possui três níveis distintos:

NÍVEL 0 (NOVO!)

  • Para estudantes de 1o a 3o ano do Ensino Fundamental.
  • Equipes neste nível participam apenas da Etapa Regional/Estadual.
  • Regras e premiação diferenciadas.

NÍVEL 1

  • Para estudantes de 1o a 8o ano do Ensino Fundamental.
  • Equipes neste nível podem avançar até a Etapa Nacional.

NÍVEL 2

  • Para estudantes de 8o e 9o anos do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio ou Técnico.
  • Equipes neste nível podem avançar até a Etapa Nacional e concorrer à vaga na Etapa Internacional da Robocup 2019.

A Modalidade Prática é dividida em duas etapas: uma Estadual (1a fase) e uma Nacional (2a fase, ou fase final). A primeira etapa deve ser realizada na Instituição-sede da modalidade prática do estado do estudante (as sedes regionais serão indicadas pela OBR dentre as instituições que se candidatarem). Esta fase pode incluir etapas classificatórias regionais e estaduais. As equipes inscritas no Nível 0 participarão apenas da primeira etapa no estado. As equipes inscritas nos Níveis 1 e 2 poderão se classificar para a Etapa Nacional. A segunda etapa (Etapa Nacional) será disputada pelas melhores equipes de cada estado e será realizada em conjunto com a Competição Brasileira de Robótica (CBR) durante o evento ROBÓTICA. 

Inscrições Fechadas

Inscrições para a OBR 2019 estão fechadas no momento

Modalidade Prática

Material para a modalidade prática da olimpíada

Modalidade Teórica

Material para a modalidade teórica da olimpíada

Regulamentos

Prática | Teórica

Mais Sobre a OBR

Site Oficial

Acesse o site oficial da OBR e conheça mais sobre a olimpíada!

Página no Facebook

Acompanhe a OBR no Facebook

Últimas notícias da OBR

Próximas datas da OBR

X