Top

Hoje acabam as inscrições na OBRAC 2019

A Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC) está com inscrições abertas somente até hoje!

A OBRAC é organizada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é um evento bienal voltado aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Tem como objetivos principais estimular, na escola, o interesse pelas Ciências, especialmente pela Cartografia; promover aos professores o conhecimento e ferramentas para o ensino dinâmico e participativo em áreas que abrangem o conteúdo cartográfico; prover a socialização de professores e alunos através de atividades em equipe e fomentar a formação de recursos humanos para atuação na área de Cartografia e das geotecnologias.

As provas são constituídas por questões relativas ao conhecimento do aluno no campo da Cartografia, matéria trabalhada nas escolas de ensino básico dentro da disciplina de Geografia, mas também com possibilidades de exploração em outros campos, como História e Matemática, envolvendo temas como orientação, escala, coordenadas geográficas e representação gráfica do terreno, importantes elementos para a compreensão e interpretação do espaço.

Etapas:

  • Etapa I – Qualificação: é constituída por 2 provas, cada uma com 20 questões de múltipla escolha. São classificados para a Etapa II aquelas equipes que obtiverem, no mínimo, 70 pontos na primeira prova e 75 pontos na segunda.
  • Etapa II: é dividida em 3 fases, sendo todas elas provas práticas à distância. As equipes que obtiverem 80 pontos na primeira fase são classificadas para a segunda. As 10 melhores equipes da segunda fase são classificadas para a terceira.

Lembrando que a OBRAC é uma competição em que quem inscreve é o colégio, então, se você é aluno, entre em contato com seu colégio o mais rápido que puder!

—–

Conheça mais sobre a OBRAC: clique aqui.

Acesse o calendário de olimpíadas científicas completo! clique aqui.

Crie sua conta em nosso site e tenha acesso a conteúdos exclusivos! clique aqui.

Fundador e Diretor Geral

Natural de Maracaí no interior paulista, tem 18 anos e está em processo de preparação para o Vestibular do ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Criou a Obmepeiros em novembro de 2015 e coordenou a Olimpíada Brasileira Virtual de Matemática até 2018.

[fbcomments]