Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Página atualizada 2019 ✔

Sobre a Olimpíada

Criada em 2001 e promovida pela Fiocruz, a Obsma é uma olimpíada voltada para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (incluindo Educação de Jovens e Adultos).  Ela ocorre a cada dois anos e o seu objetivo é levar os temas de saúde, meio ambiente e inovação científica para as escolas de todo o país.

Os trabalhos podem ser feitos em 3 categorias:

  • Produção de Texto
  • Projeto de Ciências
  • Produção Audiovisual

A inscrição dos projetos deve ser realizada pelos professores (não há limite de trabalhos inscritos por cada professor). O responsável de cada escola deverá fazer seu cadastro no site https://olimpiada.fiocruz.br/ e em seguida, realizar a inscrição do projeto. O professor responsável pode acompanhar o andamento da avaliação realizando o login no site.

Os trabalhos são avaliados, primeiramente, por comissões regionais que indicam os destaques em cada Regional da Obsma, por categoria e modalidade. Todos os trabalhos que se destacam nas seis regionais (Regional Sudeste, Minas/Sul, Centro-Oeste, Nordeste I, Nordeste II e Norte) participam da avaliação nacional.

PREMIAÇÃO

O professor e um aluno dos trabalhos destacados na fase regional são premiados com medalhas e placas, participam dos eventos culturais programados e da cerimônia de premiação nacional na cidade do Rio de Janeiro. Na cerimônia de premiação nacional, são anunciados os destaques nacionais e os escolhidos recebem uma homenagem da Olimpíada.

Inscrições Abertas

Inscrições para a OBSMA 2019 abertas no momento

Curso Fiocruz

Curso de Divulgação Científica

Mais Sobre a OBSMA

Site Oficial

Acesse o site oficial da OBSMA e conheça mais sobre a olimpíada!

Página no Facebook

Acompanhe a página oficial da OBSMA no Facebook!

Últimas notícias da OBSMA

Próximas datas da OBSMA