OBSMA

Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) é um projeto educativo bienal promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o país. Dentre os principais objetivos da OBSMA, destacam-se o reconhecimento do trabalho desenvolvido por professores e alunos nas escolas e a cooperação com a divulgação de ações governamentais criadas em prol da educação, da saúde e do meio ambiente.

A Olimpíada é voltada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas do Brasil, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e visa a fortalecer nos jovens estudantes o desejo de aprender, conhecer, pesquisar e investigar. Criada em 2001, a OBSMA busca incentivar a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de possibilitar que o conhecimento científico se torne próximo do cotidiano escolar e que as atividades pedagógicas de professores e escolas ganhem visibilidade.

CATEGORIAS E MODALIDADES

Os participantes da OBSMA são dividos em duas categorias distintas: Ensino Fundamental e Ensino Médio. Note que da primeira categoria só podem participar alunos do 6º ao 9º ano. Da segunda categoria, podem participar, também, os estudantes de cursos profissionalizantes e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A OBSMA é dividida em três modalidades, sendo os alunos livres para escolherem aquela em que se enquadram melhor.

  • Produção Audiovisual: trabalhos inscritos nesta modalidade são passíveis de serem vistos e ouvidos ao mesmo tempo. Podem ser uma videorreportagem, um documentário, um videoclipe, um filme de ficção, um vídeo-arte, um programa de entrevistas, um filme de animação ou até mesmo um spot de propaganda, contanto que seja coletivo e não ultrapasse 10 minutos no tempo de duração. Uma cópia deve ser enviada por correio à coordenação regional do estado.
  • Produção de Texto: o texto inscrito nesta modalidade deve ser inédito, de qualquer forma ou estilo literário. Cada trabalho deve ter no máximo dez páginas. A capacidade de expressão, a clareza das ideias e o português correto, são requisitos fundamentais para uma avaliação positiva do seu texto. Assim como na modalidade anterior, uma cópia deve ser enviada à coordenação regional do estado.
  • Projeto de Ciências: você pode apresentar um projeto dentro da temática desta olimpíada, contanto que não se esqueça de detalhar qual a sua motivação na escolha do tema, que caminhos percorreu durante o processo, em quais fontes bebeu para estruturar o trabalho e quais os impactos obtidos na escola, na comunidade, no bairro etc. Não são aceitos trabalhos individuais nesta modalidade.

Site Oficial

Acesse o site oficial da OBSMA e conheça mais sobre a olimpíada!

Guia de estudos e materiais específicos

Em breve aqui na Obmepeiros 😉

Próximas datas

Não há eventos para esse período.