A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) iniciaram hoje, 21 de janeiro, as inscrições para a edição 2020 das duas competições.

A OBA e a MOBFOG ocorrem totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados. Aliás, até a escola recebe um certificado com o nome dela. Veja todos os detalhes da OBA no regulamento da OBA 2020 e veja também todos os detalhes sobre a MOBFOG no regulamento da MOBFOG 2020.

Para participar da 23ª OBA e ou da 14ª MOBFOG a escola precisa preencher uma única ficha de inscrição, a qual está disponível no link Cadastro de Escolas.

Ao se cadastrar a Escola passa a receber informações sobre OBA e MOBFOG. Para saber se sua Escola (ou qualquer outra) já está cadastrada na OBA/MOBFOG, favor consultar o link Escolas Participantes.

 

PORÉM, ATENTOS AOS ÍTENS ABAIXO:

1) Se a Escola participou da OBA e ou MOBFOG em 2019, então já está cadastrada e não precisa (não deve) se recadastrar. Deve, contudo atualizar e-mails, telefones e o nome do diretor e do professor(a) representante da OBA e ou MOBFOG no link WWW.OBA.ORG.BR/EXTRANET

2) Se a Escola se cadastrou para participar em 2019 mas acabou não participando da OBA ou MOBFOG de 2019, neste caso também já está cadastrada e não precisa (não deve) se recadastrar. Deve, contudo, atualizar e-mails, telefones e o nome do diretor e do professor representante da OBA e ou da MOBFOG no  link WWW.OBA.ORG.BR/EXTRANET

3) Se a Escola se cadastrou antes de 2017 e parou de participar da OBA e ou MOBFOG, então já temos o seu cadastro e neste caso só precisa pedir para [email protected]  reativar o seu cadastro e então enviaremos login e senha para atualizar o cadastro, principalmente e-mails, telefones e o nome do diretor e do professor(a) escolhido para ser o representante da OBA e ou MOBFOG na Escola no link WWW.OBA.ORG.BR/EXTRANET

4) Se a Escola nunca se cadastrou na OBA e ou MOBFOG, então, neste caso deve acessar a área Cadastro de Escolas e preencher a ficha de cadastro. Recomendamos especial atenção ao preencherem os e-mails, pois enviaremos correspondências para eles. Também é de fundamental importância ter os endereços postais da escola e do professor(a) representante da OBA na Escola, corretamente preenchidos e que sejam de simples localização pelo serviço de entrega domiciliar dos correios, pois enviaremos o pacote de certificados para o endereço escolhido pelo professor representante da OBA para receber nossas correspondências.

A OBA possui uma única fase e consiste na realização de uma única prova, com dez questões, realizada simultaneamente em todas as escolas participantes, na sexta-feira, dia 15/05/2020, no horário mais conveniente para a Escola e na própria Escola. Em hipótese alguma a Escola pode fazer a prova em dia diferente deste.

A MOBFOG também tem uma única fase, ocorre na própria Escola e pode ser realizada ATÉ a sexta-feira, dia 15/05/20 e consiste no lançamento, oblíquo de foguetes, o mais longe possível.

Tanto a OBA quanto a MOBFOG têm quatro diferentes níveis, conforme os anos nos quais os alunos estão estudando.

Veja a definição de “níveis” no Regulamento da OBA ou no Regulamento da MOBFOG. Todos os resultados das OBAs e MOBFOGs anteriores podem ser vistos no link Histórico. Para que sua Escola não perca a oportunidade de participar de outras Olimpíadas de conhecimento veja as suas datas de realizações no link Calendário