Top

Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) está com inscrições abertas para a competição 2019

A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) abriu o processo de inscrições para 2019 no último domingo dia 14 de abril.

 

 

OBI é uma competição nacional realizada pela Sociedade Brasileira de Computação. Nos moldes de outras olimpíadas científicas, como Matemática, Física e Astronomia, tem como objetivo despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (a ciência da computação), através de problemas desafiadores, engenhosos e com uma dose competitiva saudável. É organizada pelo Instituto de Computação da UNICAMP.

A competição é dividida em duas modalidades. Cada uma dessas modalidades é dividida em diversos níveis.

  • Modalidade Iniciação: Nível 1, para alunos até o sétimo ano do Ensino Fundamental. Nível 2, para alunos até o nono ano do Ensino Fundamental.
  • Modalidade Programação: Nível Júnior para alunos do Ensino Fundamental. Nível 1 para alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Nível 2 para alunos até o terceiro ano do Ensino Médio.

Cada uma das modalidades é descrita a seguir:

    • Modalidade Iniciação: na modalidade Iniciação, os alunos concorrem resolvendo problemas de lógica e problemas de computação, sem uso de computador, apenas utilizando lápis e papel. O objetivo desta modalidade é despertar o gosto por problemas de computação e detectar talentos potenciais para programação.
    • Modalidade Programação: a prova da modalidade Programação exige conhecimento em programação; é necessário prover computadores para os participantes, na ocasião da prova. A prova é composta de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade: há tarefas mais fáceis, em que um conhecimento mínimo de programação é suficiente, e algumas tarefas mais difíceis, que exigem um conhecimento um pouco mais avançado de programação, com noções de estruturas de dados, em um nível normalmente ensinado em bons colégios técnicos, ou no primeiro ano de cursos superiores de computação ou engenharia.

Todos os participantes recebem certificados de participação. Medalhas de ouro, prata e bronze são dadas aos melhores classificados. Além disso, podem ser convidados a participar de uma semana de cursos no Instituto de Computação da UNICAMP.

Fundador e Diretor Geral

Natural de Maracaí no interior paulista, tem 18 anos e está em processo de preparação para o Vestibular do ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Criou a Obmepeiros em novembro de 2015 e coordenou a Olimpíada Brasileira Virtual de Matemática até 2018.

[fbcomments]