O período de inscrições para participar da Olimpíada Brasileira de Linguística edição YE’PÂ-MASA vai até o dia 15 de setembro de 2019. Vale evidenciar que as inscrições são gratuitas e feitas pelos próprios participantes aqui.

A Olimpíada possui duas categorias:

• Ensino Médio (estudantes do ensino fundamental, se quiserem, também podem participar)

• Aberta (universitários, jovens e adultos em geral)

Será dividida em duas fases:
A primeira fase ocorrerá do dia 11 ao dia 15 de setembro de 2019 e será composta de 24 problemas curtos, de múltipla escolha, que você pode fazer no navegador ou pelo aplicativo da OBL.

Não fique preocupado caso não tenha aulas de linguística na sua escola, segundo a OBL, os problemas de linguística envolvem o desvendamento de línguas e códigos desconhecidos aos estudantes, fazendo convergir elementos de estruturas lógico-cognitivas com insights sobre a diversidade de culturas e falares do mundo humano. Eles são autossuficientes: não é necessário nenhum conhecimento prévio específico para resolvê-los ou se divertir com eles.

Saiba mais sobre a Olimpíada Brasileira de Linguística, clique aqui.

Curiosidade:

O nome YE’PÂ-MASA foi inspirado na cobra-canoa que, descendo o Rio Negro, foi parando em pontos diferentes da margem para que descessem os diversos povos que foram habitando o mundo. Assim contam os Tukano, que nos emprestam o nome desta edição: masa significa ‘gente’; ye’pâ significa “nossa mãe”, sinônimo de “nossa terra”, “lugar de onde viemos”. Assim, Ye’pâ-masa, “gente da nossa terra / nossa mãe”, é a forma como os Tukano se referem a si mesmos.

Ao utilizarmos este nome, fortalecemos o desejo de que, neste momento de cerceamentos, possamos lembrar os elementos humanos que nos igualam e, consequentemente, a riqueza e a necessidade de proteger a diversidade das formas humanas de habitar o mundo.