A maior olimpíada estudantil do mundo está com horas contadas para o fim de suas inscrições!

As inscrições na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) encerram nesta sexta-feira dia 15 de março pelo site oficial da competição.

[mkdf_button size=”” type=”” text=”INSCRIÇÃO NA OBMEP” custom_class=”” icon_pack=”font_awesome” fa_icon=”” link=”http://www.obmep.org.br/selecaoEscola.do” target=”_self” color=”” hover_color=”” background_color=”” hover_background_color=”” border_color=”” hover_border_color=”” font_size=”” font_weight=”” margin=””] [mkdf_button size=”” type=”” text=”Calendário Olímpico” custom_class=”” icon_pack=”font_awesome” fa_icon=”” link=”https://obmepeiros.com.br/calendario-olimpico/” target=”_self” color=”” hover_color=”” background_color=”” hover_background_color=”” border_color=”” hover_border_color=”” font_size=”” font_weight=”” margin=””]

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi criada com o principal objetivo de estimular o estudo da matemática nas escolas públicas brasileiras, e com isso, somar novos talentos para o Brasil. Seu intuito, em primeiro plano, é ser um projeto social e dar oportunidades à alunos de baixa renda, cujas escolas não possuem a mesma estrutura que o ensino privado e o estímulo ao estudo (principalmente o da matemática) é extremamente inferior.

Ela é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicações (MCTIC), Ministério da Educação (MEC) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), tendo o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Governo Federal.

A OBMEP, atualmente, atinge alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e particulares de todas as regiões do Brasil. A olimpíada é dividida entre Nível 1 (6º e 7º anos do EF), Nível 2 (8º e 9º anos do EF) e Nível 3 (Ensino Médio).

PRIMEIRA FASE: 20 questões múltipla-escolha;

CLASSIFICAÇÃO: Os 5% melhores de cada nível em cada escola são classificados;

SEGUNDA FASE: 6 questões dissertativas com itens (a, b c), e às vezes (d e e);

PREMIAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS 2017:

  • Medalhas de ouro: 500
  • Medalhas de prata: 1500
  • Medalhas de bronze: 4500
  • Menções honrosas: 46200
  • Bolsas de Iniciação Científica Jr.: 6500

PREMIAÇÃO DE ESCOLAS PRIVADAS 2017:

  • Medalhas de ouro: 75
  • Medalhas de prata: 225
  • Medalhas de bronze: 675
  • Menções honrosas: 5700