A Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) abriu o processo de inscrições 2019 para escolas de todo o Brasil!

A OMU organiza-se em dois níveis:
Nível Alfa: para alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental.
Nível Beta: para alunos do ensino médio.

Podem participar alunos matriculados no ensino básico (fundamental ou médio), em escolas regulares, públicas ou privadas, incluindo EJA.

Cada um dos níveis se organiza em três fases. A primeira fase de cada nível (Alfa ou Beta) é realizada nas escolas e as etapas subsequentes na Unicamp, conforme calendário oficial.

[mkdf_button size=”” type=”” text=”FAÇA SUA INSCRIÇÃO” custom_class=”” icon_pack=”font_awesome” fa_icon=”” link=”https://www.olimpiada.ime.unicamp.br/inscricoes.html” target=”_self” color=”” hover_color=”” background_color=”” hover_background_color=”” border_color=”” hover_border_color=”” font_size=”” font_weight=”” margin=””] [mkdf_button size=”” type=”” text=”Calendário Olímpico” custom_class=”” icon_pack=”font_awesome” fa_icon=”” link=”www.obmepeiros.com.br/calendario-olimpico” target=”_self” color=”” hover_color=”” background_color=”” hover_background_color=”” border_color=”” hover_border_color=”” font_size=”” font_weight=”” margin=””]

A OMU passo a passo

Inscrição: A primeira etapa da OMU é a inscrição para a primeira fase. Esta inscrição é feita apenas pelo professor (ou tutor), que deve se cadastrar no site da Olimpíada, recebendo uma senha que lhe dará acesso à área reservada.

Primeira fase: A prova da primeira fase será aplicada pelo professor, na escola, no período previsto no calendário. A organização da OMU disponibilizará um gabarito, com grade de correção, para correção da prova, que deverá ser feita pelo professor, atribuindo nota de 0 a 100.

Seleção para a segunda fase: O professor responsável deverá enviar à organização da OMU (utilizando o sistema que estará disponível em nosso website) a nota de todos os alunos participantes da primeira fase. De posse de todas estas notas, a organização da OMU determinará uma nota de corte. Para segunda fase serão aprovados pelo menos 300 participantes de cada nível. No máximo 15 alunos de cada escola (em cada nível) serão selecionados para a segunda fase da OMU. A participação a partir da segunda fase demandará o pagamento de uma taxa de inscrição, no valor de 15 reais por aluno de escola pública e 40 reais por aluno de escola privada. A taxa será paga uma única vez, conforme consta do calendário.

Observação: Alunos de escola pública poderão pleitear a isenção do pagamento de taxa de inscrição. O pleito deve ser feito pelo professor, justificado, caso a caso (um pleito para cada aluno). A solicitação deverá ser enviada em até sete dias úteis após a divulgação dos resultados da primeira fase e será avaliada pela Comissão Organizadora no prazo de sete dias úteis adicionais. Seleção para a terceira fase: A seleção para a terceira fase será baseada exclusivamente no desempenho dos participantes na segunda fase. A organização da OMU não divulgará as notas dos alunos, apenas a lista de aprovados para a terceira fase. A participação na terceira fase não exige qualquer taxa de inscrição adicional.

Provas da segunda e terceiras fase: As provas da segunda e da terceira fase serão feitas na Unicamp, conforme o calendário oficial. A correção destas provas é feita pela organização da OMU. Nestas fases realizadas na Unicamp, é obrigatório que os estudantes tragam documento de identidade com foto.

Premiação: Em cada um dos níveis, serão outorgadas pelo menos 4 medalhas de ouro, 8 medalhas de prata e 12 medalhas de bronze. A organização da OMU pode, ao seu critério, outorgar mais medalhas, assim como menções honrosas e prêmios especiais, que valorizem participantes que se destacam em algum aspecto específico.

A pontuação final dos participantes levará em consideração as notas obtidas na segunda fase (com peso 1) e na terceira fase (com peso 2).

A organização da OMU não divulgará a pontuação individual de qualquer candidato, nem fará qualquer classificação dentro das categorias de medalhas.

Alguns pontos importantes

Comunicação: A comunicação oficial será feita exclusivamente através do site da OMU. Mensagens por email poderão ser enviadas pela organização da OMU aos professores e participantes, apenas como liberalidade dos organizadores. É importante que os participantes, principalmente os professores responsáveis, leiam as novidades na página com regularidade e estejam atentos ao calendário.

Premiação para Professores de Escolas Públicas: A organização da OMU estabeleceu esta ano um prêmio para os professores de escolas públicas não seletivas, como forma de incentivar e reconhecer os seus esforços em engajar os alunos na OMU. Serão dois prêmios, no valor de 400 e 200 reais respectivamente, que o professor poderá utilizar para adquirir material didático e material de consumo para utilização em sua sala de aula. O critério para a outorga do prêmio será a soma da pontuação de seus alunos na segunda fase da OMU.

Adicional de pontos para alunos de escolas públicas: Os alunos de escolas públicas não-seletivas terão um acréscimo de 10% em suas notas, em cada uma das fases da OMU. O professor responsável em tal situação deve enviar a nota da primeira fase de cada aluno SEM o acréscimo de 10%. A comissão organizadora da OMU ficará responsável por adicionar o acréscimo.

Provas: as provas têm duração de 4 horas. A primeira fase será aplicadas nas próprias escolas. A segunda e a terceira fase serão realizadas na Unicamp.

Interdição de participação: É vedada a participação de parentes de 1º e 2º grau dos membros da comissão organizadora da OMU. É vedada a participação na aplicação e correção de provas de pessoas que tenham parentes de 1º ou 2º grau participando da OMU., assim como qualquer outro conflito de interesse.

Sobre o calendário: O calendário da OMU poderá ser alterado devido a eventos que fujam de nosso controle, como, por exemplo, o calendário de provas do ENEM ou as provas da OBMEP. Neste caso, a informação será registrada com destaque no site da OMU e a organização fará os esforços cabíveis para que a informação chegue a todos os interessados através dos endereços de e-mail cadastrados.

Retirada de prêmios: Na impossibilidade de um aluno classificado estar presente na Cerimônia de premiação, o Certificado poderá ser retirado na Secretaria de Extensão do IMECC até o dia 30 de março de 2020. Após esta data os certificados e medalhas poderão ser descartados.