A Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQ Jr.) está com inscrições abertas somente até hoje! Clique aqui para fazer sua inscrição.

A OBQ Jr. é uma atividade promovida pela ABQ (Associação Brasileira de Química) e coordenada anualmente pela UFC (Universidade Federal do Ceará) e UFPI (Universidade Federal do Piauí), direcionada para estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas, situadas no Brasil. Possui como objetivo estimular o interesse pelas Ciências da Natureza, de modo especial a Química; contribuir na melhoria do ensino e identificar jovens talentos com aptidão para as Ciências da Natureza.

A OBQ Jr. é realizada em duas fases:

Fase I: constará de 20 (vinte) questões objetivas, será aplicada na escola do estudante, e não há limite de alunos inscritos.

Fase II: constará de 10 questões objetivas (pontuação máxima 40 pontos) e 3 (três) questões analítico-expositivas (pontuação máxima 60 pontos), ocorrerá em local, data e horário determinados pela Coordenação Nacional.

Obs: Na Fase II só participam os alunos mais bem classificados no conjunto total (nacional) de notas até o limite de 15% do total de participantes na Fase I.

Lembrando que a OBQ Jr. é uma competição em que quem inscreve é o colégio, então, se você é aluno, entre em contato com seu colégio o mais rápido que puder!

Conheça mais sobre a OBQ Jr. clicando aqui!