Top

Olimpíada Brasileira de Ciências está com inscrições abertas para 2019

A Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC) já está com o processo de inscrições para a edição 2019 aberto! Se inscreva aqui!

Podem participar do evento todos os alunos que tenham idade condizente com o regulamento do Torneio Internacional. Seguindo o estatuto oficial da IJSO, são elegíveis estudantes que ainda não tenham completado 16 anos no dia 31 de dezembro do ano da IJSO corrente. Por exemplo, podem participar da OBC 2019 os alunos nascidos a partir de 1.o de janeiro de 2004.

A inscrição deve ser feita diretamente pelo colégio, que pode convocar quantidade ilimitada de alunos para realizar a prova da Primeira Fase da OBC. Nesse caso, deverá ser indicado um professor que será o elo oficial de comunicação com a Organização da OBC.

– A Segunda Fase da OBC será realizada nas Sedes Regionais, definidas conforme distribuição geográfica dos classificados e manifestação de interesse de colégios em atuar como sede. Para se candidatar, esta informação deve ser mencionada no campo de “Comentários adicionais” da ficha de inscrição online.

– É de responsabilidade dos participantes providenciar transporte até os locais de realização das provas.

Primeira Fase

Prova: A Primeira Fase da OBC é realizada nos próprios colégios inscritos. A prova é composta por 45 questões de múltipla escolha, com duração de 3 horas. São propostos 15 testes de cada disciplina, seguindo as regras de pontuação da Prova Teste da IJSO. Os colégios participantes são responsáveis por encaminhar a planilha de notas para a Organização da OBC e por guardar as folhas de respostas até a divulgação dos classificados para a Segunda Fase.

Classificação para Segunda Fase: Com base nos resultados da Primeira Fase, a Organização da OBC determina uma nota de corte nacional. Então, são divulgados os estudantes convocados (todos os que tiverem atingido a nota de corte nacional ou que estiverem entre os 3 primeiros colocados locais e que tiverem atingido a nota de corte local) e os endereços/horários da aplicação da fase seguinte.

Segunda Fase

Prova: A Segunda Fase da OBC é realizada nas Sedes Regionais. A prova é composta por 60 questões de múltipla escolha, com duração de 3 horas e 30 minutos. São propostos 20 testes de cada disciplina, seguindo as regras de pontuação da Prova Teste da IJSO. As Sedes Regionais são responsáveis por encaminhar as folhas de respostas e a planilha de notas para a Organização da OBC.

Premiação e classificação para Seletiva da IJSO: São atribuídas medalhas e menções honrosas com base no resultado desta fase. A quantidade exata de cada faixa de premiação depende da distribuição de notas, sendo aproximadamente 25 medalhas (cerca de 5 de ouro, 10 de prata e 10 de bronze) e aproximadamente 25 menções honrosas. Os estudantes medalhados são convocados para a Seletiva da IJSO e recebem os prêmios em cerimônia realizada no mesmo dia desta seletiva. As menções honrosas são enviadas digitalmente aos representantes dos respectivos colégios.

Seletiva da IJSO

Prova: A Seletiva da IJSO é realizada em Sede Nacional e implementada diretamente pela Organização da OBC. A prova consiste de 30 questões testes e 12 dissertativas, igualmente distribuídas entre as três disciplinas. A duração é de 3 horas e 45 minutos.

Classificação para IJSO: Os 6 primeiros colocados na Seletiva são convocados para integrar o time brasileiro na IJSO. Conforme regulamento da IJSO, só podem participar do evento os estudantes que realizem todas as provas e atividades previstas pelo Comitê Local. Em caso de necessidade de substituição de estudantes por desistência, problemas de documentação ou falta de envio de listas de preparação, é seguida a ordem de classificação desta seletiva.

Prêmio Estadual: Também é oferecido um Prêmio Estadual ao melhor estudante por UF. No caso de estados com mais de 1 aluno classificado para a Seletiva, o prêmio é definido com base nesta seletiva. Caso contrário, é utilizado o resultado da Segunda Fase. Os Prêmios Estaduais são enviados digitalmente  aos representantes dos respectivos colégios.

 

Acesse o calendário nacional olímpico clicando aqui.

Nos siga no Instagram clicando aqui.

Fundador e Diretor Geral

Natural de Maracaí no interior paulista, tem 18 anos e está em processo de preparação para o Vestibular do ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Criou a Obmepeiros em novembro de 2015 e coordenou a Olimpíada Brasileira Virtual de Matemática até 2018.

[fbcomments]