Inscrição fechada

MNR

Mostra Nacional de Robótica

Inscrição: Aluno ou Professor

Níveis: Todas as idades

Fases: Fase única

Tipo: Projeto

Valor: Gratuita

SOBRE

A Mostra Nacional de Robótica (MNR) é uma Mostra Científica de âmbito nacional com o objetivo de expor e divulgar trabalhos na área de Robótica.

Uma Mostra Científica é uma iniciativa que visa estimular e divulgar a produção de trabalhos científicos e inovações tecnológicas e metodológicas que podem contribuir significativamente para o desenvolvimento de uma área do conhecimento através da realização de eventos chamados Feiras de Ciências ou Mostras Científicas, onde reúne participantes que exibem e/ou demonstram seus trabalhos pessoalmente utilizando recursos diversos (imagem, vídeo, som, desenhos, textos) para ilustrar a apresentação.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Técnico, Superior ou Pós-graduação, bem como Pesquisadores:

  • Para o nível pesquisa, qualquer professor ou pesquisador associado a uma universidade, instituto ou empresa está apto a submeter um trabalho como autor.
  • Nos demais níveis (ensino fundamental, médio, técnico, superior ou pós-graduação) os autores principais devem ser estudantes regularmente matriculados no sistema de ensino público ou privado. Seus professores orientadores devem ser co-autores dos trabalhos.

Observação: Em qualquer um dos casos, outras pessoas que tenham contribuído, participado ou orientado o trabalho podem/devem co-autor o(s) trabalho(s). Não há limite para o número de autores.

TEMAS ACEITOS

A MNR busca ser o mais inclusiva possível com a Robótica. Alguns dos temas de interesse são:

  • Artes e humanidades. Eixo norteador: ciências humanas. Trabalhos que caracterizem desenvolvimento ou aplicação criativa de robôs que mantenham relação com temas como: pintura, gravura, teatro, design, fotografia, arte-tecnologia, educação artística, letras, música, filosofia, geografia, história, psicologia e áreas correlatas;
  • Ensino. Eixo norteador: ensino. Trabalhos centrados na temática da robótica que caracterizem desenvolvimento ou aplicação criativa de robôs como ferramenta para a exploração de conteúdos associados a disciplinas da grade curricular do ensino fundamental, médio, técnico ou superior (Ex: ensino de ciências, matemática, história, geografia, atualidades, física, química, artes, entre outras). Os trabalhos podem tanto utilizar-se de kits educacionais comerciais quanto de materiais e métodos alternativos, tais como: palitos, desenhos, colagens, dobradura, sucata e abordagens correlatas;
  • Ciências, vida e ambiente. Eixo norteador: ciências. Trabalhos centrados na temática da robótica que mantenham relação com temas como: reciclagem, meio-ambiente, biotecnologia, ecologia, enfermagem, farmácia, medicina, zootecnia e áreas correlatas;
  • Inovação, protótipo e invenção. Eixo norteador: inovação. Trabalhos centrados na temática da robótica que caracterizem o desenvolvimento de novos tipos de robôs, protótipos, conjuntos, montagens, robôs com design inovador ou projetados para aplicações atípicas ou temas correlatos;
  • Competições.Eixo norteador: ensino. Trabalhos centrados na temática da robótica caracterizando desenvolvimentos associados às diversas modalidades da Competição Brasileira de Robótica (CBR), Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e outras competições. Team Description Papers (TDPs) encaixam-se nesta temática;
  • Tecnologias Assistivas.Eixo norteador: ciências exatas. Trabalhos centrados na temática da robótica desenvolvidos com o foco a proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência, idosos e a promover a vida independente e a inclusão;
  • Elétrica. Eixo norteador: ciências exatas. Trabalhos centrados na temática da robótica que caracterizem desenvolvimentos relacionados à área de eletro-eletrônica, sensores, motores, atuadores, controladores, drivers, comunicação e áreas correlatas;
  • Mecânica e Desenho Técnico. Eixo norteador: ciências exatas. Trabalhos centrados na temática da robótica que caracterizem desenvolvimentos relacionados à área de mecânica e/ou mecanismos de robôs e áreas correlatas, bem como desenhos e/ou projetos inovadores realizados em qualquer plataforma;
  • Computação. Eixo norteador: ciências exatas. Trabalhos centrados na temática da robótica que caracterizem desenvolvimentos relacionados à área de computação, tais como: programação NXT ou RCX, NQC, modelagem, controle, programas, processamento de imagens, inteligência artificial e similares. Os trabalhos podem estar relacionados a qualquer linguagem e a qualquer tipo de robô (de kits didáticos a robôs próprios);

 

Mais informações acesse o site oficial.

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