NÃO TEM INSCRIÇÃO

OBQ

Olimpíada Brasileira de Química

Inscrição: Seletiva

Níveis: Ensino Médio

Fases: Fase única (Individual)

Tipo: Múltipla Escolha e Dissertativa

Valor: Gratuita

SOBRE

A Olimpíada Brasileira de Química é um evento de cunho competitivo, que anualmente se inicia no mês de agosto, para estudantes do ensino médio e tecnológico. É uma atividade promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ) e coordenada anualmente pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio de suas Pró-Reitorias de Extensão.

ETAPA 1

  • Fase I – Organizada pela própria escola do aluno
  • Fase II – Olimpíada Estadual de Química
  • Fase III – Olimpíada Nacional

Na primeira etapa cada escola deverá fazer uma olimpíada interna, com isso classificarão alunos para a olimpíada estadual que por sua vez classificará para a OBQ propriamente. Na fase III os alunos já serão premiados com medalhas.

ETAPA 2

  • Fase IV – Prova Prática em formato de Vídeo
  • Fase V – Curso de Aprofundamento e Excelência em Química
  • Fase IV – Seleção para as Olimpíadas Internacionais

INSCRIÇÃO

Cada Coordenadoria Estadual inscreverá, para a Fase III, no máximo 56 (cinquenta e seis) estudantes, divididos em duas modalidades: Modalidade A para estudantes da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio, e Modalidade B para estudantes das demais séries do Ensino Médio.

Todos os estudantes que obtiverem nota acima de 80 pontos na Olimpíada Brasileira de Química Júnior no ano anterior serão inscritos na Fase III da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) – Modalidade A. A inscrição desses alunos não interfere na cota de cada Estado. Eles serão adicionados à lista de estudantes selecionados na Olimpíada Estadual, pela Coordenação Nacional.

Todos os estudantes da 2ª série agraciados com medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) – Modalidade A, do ano anterior, serão inscritos na Fase III da OBQ – Modalidade B. A inscrição desses alunos não interfere na cota de cada Estado. Eles serão adicionados à lista de estudantes selecionados na Olimpíada Estadual, pela Coordenação Nacional.

PROVAS FASE III

A Fase III é constituída de exames teóricos (distintos para cada modalidade) com dez (10) questões objetivas (pontuação máxima: 40 pontos) e seis (6) questões analítico-expositivas (pontuação máxima: 60 pontos); podendo, uma ou mais delas versar sobre técnicas laboratoriais habituais para estudantes de Ensino Médio. Duração de 4h.

 

Para mais informações verifique o site oficial.

Site da Olimpíada
Logo Telegram

Telegram

Não perca nenhuma novidade do mundo olímpico participando do nosso Telegram!

Partipar do Telegram!
Logo Obmepeiros

Nos acompanhe