Inscrição aberta

OBR Prática

Olimpíada Brasileira de Robótica Prática

Inscrição: Professor

Níveis: 1° ano do EF a 3ª série do EM

Fases: Uma ou Duas fases

Tipo: Prática

Valor: Gratuita

SOBRE

A modalidade Prática da OBR – Olimpíada Brasileira de Róbótica tem a proposta de criar um robô que deverá cumprir a seguinte missão:

Em um ambiente hostil, muito perigoso para o ser humano, um robô completamente autônomo, desenvolvido por uma equipe de estudantes, recebe uma tarefa difícil: resgatar vítimas sem interferência humana.

O robô deve ser ágil para superar terrenos irregulares, transpor caminhos desconhecidos, desviar de escombros e subir montanhas para conseguir salvar as vítimas desse desastre, transportando-as para uma região segura onde os humanos já poderão assumir os cuidados.

NÍVEIS E INSCRIÇÕES

  • NÍVEL 0 – 1° a 3° anos do Ensino Fundamental
  • NÍVEL 1 – 1° a 8° anos do Ensino Fundamental
  • NÍVEL 2 – 8° ano do Ensino Fundamental a Ensino Médio

Um professor ou tutor é responsável pela inscrição dos estudantes, atribuição da modalidade e configuração das informações da equipe. O professor/tutor da equipe deve ser vinculado a uma escola ou ONG com fins educacionais, salvo no caso de Equipe de Garagem. A instituição da equipe será a mesma do professor/tutor que cadastrar a equipe. Mais informações na página INSCRIÇÕES.

COMO MONTAR UMA EQUIPE?

As equipes para participar da Modalidade Prática devem ser compostas respeitando-se os seguintes itens:

  • Grupos de no mínimo 2 e no máximo 4 estudantes.
  • Todos os estudantes da equipe devem ser registrados em um mesmo nível.
  • Cada estudante só pode fazer parte de uma equipe.
  • Cada equipe deve ter um nome (será necessário para sua inscrição).
  • Todos os estudantes da equipe devem estar vinculados a uma instituição de ensino formal.
  • Aceitam-se estudantes de escolas diferentes em uma única equipe, desde que o aluno autorize sua participação por outra instituição que não a sua.

O QUE É UMA EQUIPE DE GARAGEM?

Uma Equipe de Garagem é aquela que não está vinculada formalmente a uma instituição de ensino. O professor/tutor responsável pelas inscrições também não precisa estar formalmente vinculado a uma instituição de ensino. Para realizar a inscrição da equipe o professor/tutor responsável deverá se vincular à “instituição” Equipe de Garagem no Sistema Olimpo.

FASES

  • UMA FASE – Nível 0
  • DUAS FASES – Níveis 1 e 2

As provas da Fase 1 são aplicadas pelo professor/tutor responsável na própria escola, em uma data definida pela Coordenação Geral da OBR. É permitido ao professor definir o período de aplicação das provas, sem alteração da data. As provas, adaptadas em forma e conteúdo a cada faixa etária, têm de duas a quatro horas de duração conforme o nível.

As provas da Fase 2 são realizadas por estudantes do Nível 5 classificados de acordo com seu desempenho na Fase 1. Um Coordenador de Fase Local, designado pelo Representante Estadual, é responsável por aplicar as provas em uma Instituição-sede regional. O melhor aluno de cada estado neste nível, desde que não tenha tido contato com a robótica na prática, recebe como premiação uma vaga para o minicurso de robótica a ser realizado durante o evento da Etapa Nacional da Modalidade Prática.

 

Para mais informações acesse o site da competição.

Site da Olimpíada
Logo Telegram

Telegram

Não perca nenhuma novidade do mundo olímpico participando do nosso Telegram!

Partipar do Telegram!
Logo Obmepeiros

Nos acompanhe