Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais

Página atualizada 2019 ✔

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) é uma competição criada pelo IFSuldeMinas para alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira.

A olimpíada começou no ano passado com o “Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa”, e como parte dos eventos feitos durante a comemoração dos 10 anos da criação dos Institutos Federais brasileiros.

A proposta do projeto de extensão criado no Campus Muzambinho é “estimular os alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira e de outras escolas do exterior o interesse pela matemática, suprir déficits no aprendizado do ensino fundamental, melhorar o desempenho dos mesmos na escola e promover a interação de culturas diversas, aproximando alunos de países diferentes com um propósito comum: aprender a gostar da matemática.”

A inscrição para a OMIF só pode ser feita por meio da escola, que designa um professor responsável pela olimpíada e é gratuita.

A prova da OMIF conta com duas etapas: a primeira  é realizada na escola do candidato e a segunda em um campus do IF  a ser definido cada ano para sediar a olimpíada no ano subsequente. Em 2019, a 2ª fase da OMIF se realizará no IFFluminense – Campus Campos Centro.

A primeira fase é composta por uma prova objetiva de  30 questões onde o aluno tem no máximo 150 minutos para resolução. Na segunda fase, a prova é dissertativa, contendo 5 questões.  Os alunos aprovados na 1ª fase, mediante uma nota de corte, serão convidados para a 2ª fase da olimpíada.

Inscrições Fechadas

Inscrições para a OMIF 2019 estão fechadas no momento

Provas e Soluções

Comece a estudar para a OMIF pelas provas anteriores!

Regulamento 2019

Saiba mais sobre a OMIF

Últimas notícias da OMIF

Próximas datas da OMIF