Olimpíada Nacional em História do Brasil

Página atualizada 2019 ✔

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), teve sua primeira edição em 2009, e tem sido um grande sucesso entre alunos e professores de todo o país. Esta iniciativa firmou-se no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História. É coordenada pela profa. dra. Cristina Meneguello e pela profa. Alessandra Pedro.

A Olimpíada é realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (do oitavo ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio), e o professor de história da escola.

As equipes passam por 6 fases online, de uma semana cada uma, e uma fase de provas final e presencial, no campus da UNICAMP, em Campinas, SP. Veja a seguir.

  • 1ª fase – 11 questões de múltipla escolha, inclusa 1 tarefa;
  • 2ª fase – 11 questões de múltipla escolha, inclusa 1 tarefa;
  • 3ª fase – 12 questões de múltipla escolha, inclusa 1 tarefa;
  • 4ª fase – 12 questões de múltipla escolha, inclusa 1 tarefa;
  • 5ª fase – 1 tarefa;
  • 6ª fase – 1 tarefa;
  • 7ª fase (presencial na Unicamp) – questões e desafios diversos.

Os pontos totais, incluindo o desempenho nas questões e a pontuação das tarefas em todas as fases, são computados e utilizados para selecionar as equipes classificadas para a fase final presencial. Para a fase final presencial são classificadas no mínimo 200 equipes.

A ONHB premiará alunos, professores e escolas participantes, baseando-se no resultado ponderado do desempenho das equipes nas fases online e nas provas da fase final presencial. As fases têm pesos diferentes e a cada uma é atribuída uma pontuação. Os pesos das fases são divulgados após a fase 6.

Inscrições Fechadas

Inscrições para a ONHB 2019 estão fechadas no momento

Materiais Obmepeiros para a ONHB

Guia de Estudos

Saiba como e por onde estudar para a ONHB

Mais Sobre a ONHB

Site Oficial

Acesse o site oficial da ONHB e conheça mais sobre a olimpíada!

Página no Facebook

Acompanhe a página oficial da ONHB no Facebook!

Últimas notícias da ONHB

Próximas datas da ONHB