Top
Image Alt

Guia de Estudos ONHB

A Olimpíada Nacional em História do Brasil está chegando e com certeza bate aquela reflexão desesperada – As provas são bem diferentes das olimpíadas normais, como que eu faço para estudar?

Bem, como a própria competição fala em algumas ocasiões, para se dar bem na ONHB não necessariamente você precisa dominar a história do Brasil (claro, se você dominar, melhor ainda), pois a ideia é, com as fases da olimpíada, fomentar o ímpeto de pesquisador nos participantes e ensinar essa história do Brasil durante as fases – Então o que eu devo fazer?

1º passo: Entender como funciona a ONHB

A olimpíada é dividida em 7 (sete) fases, sendo elas:

  • 1ª fase – 11 questões de múltipla escolha, inclusa 1 tarefa;
  • 2ª fase – 11 questões de múltipla escolha, inclusa 1 tarefa;
  • 3ª fase – 12 questões de múltipla escolha, inclusa 1 tarefa;
  • 4ª fase – 12 questões de múltipla escolha, inclusa 1 tarefa;
  • 5ª fase – 1 tarefa;
  • 6ª fase – 1 tarefa;
  • 7ª fase (presencial na Unicamp) – questões e desafios diversos.

Quanto às questões de múltipla escolha há um ponto extremamente importante a ser relevado: não é igual uma prova comum.
Isso porque dentre as 4 alternativas disponíveis, 3 estão certas e 1 está errada, sendo que dentre as 3 certas, uma é mais certa que todas as outras. De acordo com a alternativa que você marcar você ganhará (0, 1, 4 ou 5) pontos, sendo 0 a errada e 5 a mais certa.

A olimpíada fornece charges, trechos de livros, letras e clipes de músicas, trecho de artigos, obras artísticas (e qualquer outro tipo de texto, verbal ou não verbal), além de links no final de cada questão como referências de estudos. (Ainda explanaremos melhor isso).

Mais alguns pontos a serem destacados:

  1. A prova tem duração total de 6 dias (segunda-feira até sábado);
  2. O ideal é ser feito com sua equipe toda e com a orientação do professor (orientação é diferente de fazer a prova pelo aluno).

2º passo: Começar a estudar

  1. Dica: O ideal é a equipe ser formada por 3 pessoas com perfis diferentes, isso agregará muito a pluralidade de olhares sobre a prova.
  2. Dica: É importante a equipe ter horários semanais para fazerem reuniões para se prepararem (antes da competição) e para fazerem a competição.

Como já dito, a ONHB não cobra que você saiba sobre a história brasileira e que esse é um opcional que pode ajudar muito a equipe! Isso porque, a olimpíada é muito mais interpretativa, leitora e fomentadora de pesquisas do que simplesmente uma prova para testar conteúdos. Dessa forma, o ideal a se fazer é treinarem MUITAS provas anteriores, e quem sabe, todas as questões de todas as edições.

Se você e sua equipe vão começar a se preparar desde cedo (muitos meses de antecedência), as orientações abaixo são perfeitas para cumprirem todas! Caso não estejam com tanto tempo, façam até onde conseguirem!

Orientações sobre como estudarem muito bem cada prova

Escolham um sentido de provas a fazerem: da primeira edição até a última ou da última até a primeira edição.

Peguem a prova de cada uma das fases de cada edição e sigam o roteiro a seguir para conseguirem captar muito bem cada uma das questões, ok?

  1. A equipe, ainda sem o professor, deve ler o enunciado e estudar os textos de apoio (pesquisem sobre estes textos e assuntos semelhantes na internet e vejam o que encontram, se possível, montem uma espécie de diagrama com a síntese das ideias em tópicos).
  2. Depois, utilizem os links de apoio e pesquisem mais sobre os temas, incrementando e modificando o diagrama feito.
  3. Agora, partam para as questões e de cara busquem eliminar qual a alternativa errada (0 pontos).
  4. Das três restantes, selecionem as duas que acreditam serem as mais certas (4 e 5 pontos).
  5. Voltem às anotações e peçam a orientação ao professor para ele ajudar a clarear qual o caminho.
  6. Decidam qual a alternativa de 5 pontos e anotem em um bloco de anotações o porquê de uma das alternativas ser mais correta do que a outra. (Peçam ajuda ao professor também nessa etapa).
  7. Nota: lembrando que vocês são uma equipe, é muito importante haver a interação dos três membros em todas as etapas!

A ideia de escreverem, para todas as questões, o porque de uma delas ser mais certa que a outra, é fazer vocês perceberem algum tipo de padrão entre as de 5 pontos e 4 pontos quanto a sua estrutura como um todo e assim conseguirão, ao longo de MUITO TREINO, identificar cada vez mais rápido qual a desejada alternativa.

Lembrando, quanto mais questões e provas vocês realizarem mais preparados estarão para a olimpíada! (O roteiro citado também vale na hora da prova pra valer). No total, há cerca de 600 questões diferentes entre si para treinarem. Agora é colocar a mão na massa!

Provas anteriores da ONHB

Ficou com alguma dúvida? Algo não ficou muito claro? Mande um e-mail pra gente ([email protected])