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Matemática Olímpica no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental – Números e Geometria – #PP02

A matemática não é apenas uma ciência que constrói conjecturas baseadas em hipóteses e não está apoiada apenas na aplicação de fórmulas,  existe um papel investigativo muito importante. Articulando as diversas áreas da matemática, o aluno pode experimentar a aprendizagem autônoma, o empirismo por trás dos conceitos e a interpretação como um todo dos números.

Aprender matemática é conseguir resolver problemas aplicando conhecimentos de aritmética, álgebra, geometria, estatística e probabilidade. O fato de já identificar problemas que podem ser interpretados e resolvidos matematicamente já é um grande avanço no letramento matemático. A Base Nacional Comum Curricular já determina que o Ensino Fundamental tem o compromisso com o desenvolvimento do letramento matemático, definido como as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente.

As questões de olimpíadas exigem o raciocínio lógico e os conteúdos são as ferramentas necessárias para que você possa criar e desenvolver sua estratégia em cada questão. Hoje falaremos especificamente de alguns tópicos da Geometria e dos Números.

 

O que pesa mais, um quilo de palha ou um quilo de chumbo? 

Na unidade temática Geometria, temos alguns objetos de conhecimento bem importantes: Medidas de comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade. Nessa unidade é indicado aos alunos de 4º e 5º ano o desenvolvimento da utilização de unidades convencionais e relações entre as unidades de medida mais usuais.
Os professores devem trabalhar a diferença que existe entre medir a quantidade de água num copo e o tamanho de um parede por exemplo, nessa faixa é apresentado o conceito de perímetro, área e volume.
Além do aluno saber medir e calcular, ele deve ter um pensamento critico sobre o assunto. Por exemplo, reconhecer que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área, reconhecer que um quilo de qualquer substância será sempre um quilo.

Perguntas para instigar o raciocínio lógico em geometria:

1- O que pesa mais: um quilo de palha ou um quilo de chumbo?
2- O que é maior: meio metro quadrado ou a metade de um metro quadrado?
3- Todo quadrado é um retângulo e todo retângulo é um quadrado?
4- Se duas casas tem o mesmo tamanho em m² com certeza eu gastarei a mesma quantidade de tinta para pintar todas as paredes?

 

 

Em geometria é bem importante o trabalho com a decomposição de figuras, com dobraduras e recortes. Os professores podem utilizar o Tangram ou a construção de pipas para explorar diversos conceitos de medida e forma.

 

 

Minha irmã tinha sete maças e comeu todas, exceto três. Quantas maçãs restam à minha irmã?

Na unidade temática Números, temos alguns objetos de conhecimentos basilares para a construção do pensamento numérico: Adição e subtração de números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita. O que tange principalmente são as propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais, os problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, proporcionalidade, repartição equitativa e medida. O professor vai trabalhar as operações básicas mas é importante que o aluno saiba utilizar isso como ferramenta para resolver problemas.

Perguntas para instigar o raciocínio lógico em Números:

1-  É possível que um mês comece na terça-feira e termine também numa terça-feira?

2- Um dia na casa do meu amigo eu vi um filme que durou duas horas e dez minutos, no outro dia vimos o mesmo filme e ele durou 130 minutos. Como isso é possível?

3- O avô do Pedro tem somente oito anos a mais do que o pai do Pedro. Isso é possível?

4- Anteontem tinha 20 anos e no próximo ano completarei 23. Quando é meu aniversário?

5- Quantas vezes se pode subtrair 10 de 150?

6- Catarina nasceu em 2014. Em que ano ela completará 35 anos?

A ideia de hoje foi conversar um pouco sobre dois objetos de conhecimento bem importantes para a matemática e lembrar que ontem ocorreu a OBMEP Nível A.

OBMEP Nível A

Um milhão e meio de alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de 20 mil escolas públicas de todo o Brasil realizaram a prova da 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A.

AS PROVAS

As provas são realizadas em fase única e são compostas de 20 questões objetivas com 5 alternativas, sendo apenas uma correta.

ABORDAGEM

O conteúdo das provas segue os Parâmetros Curriculares Nacionais para alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A abordagem das questões traz as características de aplicação do raciocínio lógico e da criatividade já conhecidas da OBMEP.

 

Obrigada e até a próxima 🙂

 

Clarissa Fernandes Peralvo Vergara

 

Diretora Pedagógica

Graduada em Matemática - UFRGS Pós graduanda em Psicopedagogia -PUCRS Área de pesquisa: Neurociência e aprendizagem, materiais didáticos e olimpíadas científicas

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