Olimpíada do Futuro

Página atualizada 2019 ✔

Sobre a Olimpíada

A Sapientia – Olimpíada do Futuro é uma olimpíada de conhecimento transdisciplinar que busca trazer as habilidades mais importantes para a contemporaneidade e para o futuro ao estudo, ao debate e à formação dos alunos brasileiros. É sabido que os desafios da atualidade demandam novas competências para compreender e atuar em uma realidade cada vez mais complexa e multifacetada.

Para isso, ela aborda as disciplinas estudadas em sala de aula a partir de uma perspectiva contemporânea e conectada às questões do nosso tempo, pautadas pela plataforma Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, e enriquecida pela visão de pensadores e autores do século 21. É a primeira olimpíada a trabalhar, na sua conclusão, com produção de projetos que impactem de forma efetiva e real a sociedade civil do país.

A olimpíada 3 (três) fases e 2 (duas) categorias:

  • Categoria regular: para estudantes regularmente matriculados no Fundamental II e Ensino Médio ou equivalente (inclusive aqueles que cursam o chamado Quarto Ano, em instituições que conciliam o Ensino Médio com o Ensino Técnico), ou que terminaram o Ensino Médio no final de 2018, ano anterior à aplicação da presente edição desta Olimpíada. Estes últimos também devem, durante a inscrição, selecionarem a opção correspondente ao Quarto Ano. O aluno precisa necessariamente declarar a escola onde estuda.
  • Categoria aberta: para universitários, adultos e todas as demais pessoas que queiram participar. A categoria não participa da disputa e, por conseguinte, das premiações, mas recebe um certificado de participação.

 

FASES

Primeira Fase

Prova de múltipla escolha a ser realizada em formato digital via navegador ou aplicativo específico, a ser fornecido gratuitamente pelo Comitê Organizador desta Olimpíada. A prova contém 30 questões objetivas, divididas nos 3 pilares acima citados (10 para cada um deles). Uma questão por pilar possui um peso maior para ser usado como critério de desempate, se necessário. Os 210 (duzentos e dez) estudantes com as melhores notas serão automaticamente classificados para a Segunda Fase.

Segunda Fase

Prova discursiva a ser realizada em formato digital via navegador ou aplicativo específico, a ser fornecido gratuitamente pelo Comitê Organizador desta Olimpíada. A prova seleciona por sorteio um dos 17 ODS da ONU e realiza sobre ele uma pergunta a ser respondida discursivamente, em formato livre, contando até 50 linhas. Os 21 (vinte e um) estudantes com as melhores notas serão automaticamente classificados para a Terceira Fase.

Terceira Fase

Na Terceira Fase os 21 (vinte e um) estudantes classificados são convidados a tornarem-se líderes de equipes formadas à sua escolha, com, no mínimo, três e, no máximo, cinco estudantes para desenvolverem um projeto focado em um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com os seguintes objetivos:

  • Debater o tema e suas implicações na atualidade, seja em sua escola (ex: projetos em sala de aula, programas ou eventos extracurriculares, etc), seja em sua cidade, estado ou no país como um todo (infraestrutura ou consciência social e cidadã).
  • Criar um plano de ação que contribua com a implementação de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 em âmbito local, regional, nacional ou global (criação de um determinado produto ou serviço que pode ser oferecido pela escola, para escola, envolvendo aluno, professores, pais, colaboradores voluntários, etc.).

Para elaboração dos projetos, os estudantes deverão escolher um professor tutor e, se desejarem, receberão suporte de especialista (indicado pela comissão da Olimpíada) em cada tema para estruturação do projeto e da apresentação final.

No prazo indicado pela organização, os grupos enviarão um vídeo de até três minutos e uma apresentação demonstrando o projeto, que será avaliado conforme critérios de banca julgadora composta por membros da comissão da Olimpíada e pessoas de diferentes áreas da sociedade civil: mundo corporativo, mundo acadêmico, terceiro setor e esfera pública, segundo parâmetros a serem divulgados em tempo oportuno.

Dos 21 projetos concorrentes 5 (cinco) serão selecionados para apresentar seu projeto ao vivo na cerimônia final de premiação. Premia-se o primeiro lugar de acordo com a definição da banca julgadora. Também haverá destaques específicos na área de (i) inovação, (ii) escalabilidade e (iii) viabilidade econômica e ativismo social.

Inscrições Fechadas

Inscrições para a Sapientia 2019 estão fechadas no momento

Matriz Pedagógica

Descubra a matriz pedagógica da olimpíada

Exemplos de Questões

Veja algumas questões da Sapientia

YouTube Sapientia

Veja o canal da olimpíada

Mais Sobre a Sapientia

Site Oficial

Acesse o site oficial da Sapientia e conheça mais sobre a olimpíada!

Página no Facebook

Acompanhe a página oficial da Sapientia no Facebook!

Perfil no Instagram

Acompanhe o perfil oficial da Sapientia no Instagram

Últimas notícias da Sapientia

Próximas datas da Sapientia

[add_eventon fixed_month=”9″ fixed_year=”2019″ event_type=”251″]