Olimpíada de Astronomia e Mostra de Foguetes estão com inscrições abertas para 2019

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) já estão com inscrições abertas para a edição de 2019.

Ambas as competições são eventos abertos à escolas públicas e privadas, urbanas ou rurais, sem nenhuma exigência de número mínimo ou máximo de alunos. Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental até alunos da 3ª série do ensino médio podem participar de ambas as olimpíadas, sendo que no caso da MOBFOG, também são aceitos participantes que estejam cursando o ensino superior.

Antes de saber como participar, leia os regulamentos da OBA clicando aqui e o da MOBFOG clicando aqui, é muito importante!

Para participar da 22ª OBA e ou da 13ª MOBFOG a escola precisa preencher uma única ficha de inscrição, a qual está disponível no link Cadastro de Escolas.

Ao se cadastrar a Escola passa a receber informações sobre OBA e MOBFOG. Para saber se sua Escola (ou qualquer outra) já está cadastrada na OBA/MOBFOG, favor consultar o link Escolas Participantes.
 

PORÉM, ATENTOS AOS ÍTENS ABAIXO:

1) Se a Escola participou da OBA e ou MOBFOG em 2018, então já está cadastrada e não precisa (não deve) se recadastrar. Deve, contudo atualizar e-mails, telefones e o nome do diretor e do professor(a) representante da OBA e ou MOBFOG no link WWW.OBA.ORG.BR/EXTRANET 

2) Se a Escola se cadastrou para participar em 2018 mas acabou não participando da OBA ou MOBFOG de 2018, neste caso também já está cadastrada e não precisa (não deve) se recadastrar. Deve, contudo, atualizar e-mails, telefones e o nome do diretor e do professor representante da OBA e ou da MOBFOG no  link WWW.OBA.ORG.BR/EXTRANET

3) Se a Escola se cadastrou alguma vez e parou de participar da OBA e ou MOBFOG, então já temos o seu cadastro e neste caso só precisa pedir para OBA.SECRETARIA@GMAIL.COM  reativar o seu cadastro e então enviaremos login e senha para atualizar o cadastro, principalmente e-mails, telefones e o nome do diretor e do professor(a) escolhido para ser o representante da OBA e ou MOBFOG na Escola no link WWW.OBA.ORG.BR/EXTRANET

4) Se a Escola nunca se cadastrou na OBA e ou MOBFOG, então, neste caso deve preencher acessar a área Cadastro de Escolas e preencher a ficha de cadastro. Recomendamos especial atenção ao preencherem os e-mails e números de celulares, pois enviaremos correspondências para eles. Também é de fundamental importância ter os endereços postais da escola e do professor(a) representante da OBA na Escola, corretamente preenchidos e que sejam de simples localização pelo serviço de entrega domiciliar dos correios. 

A OBA possui uma única fase e consiste na realização de uma única prova, com dez questões, realizada simultaneamente em todas as escolas participantes, na sexta-feira, dia 17/05/19, no horário mais conveniente para a Escola e na própria Escola. Em hipótese alguma a Escola pode fazer a prova em dia diferente deste.

A MOBFOG também tem uma única fase, ocorre na própria Escola e pode ser realizada ATÉ a sexta-feira, dia 17/05/19 e consiste no lançamento, oblíquo de foguetes, o mais longe possível.

Tanto a OBA quanto a MOBFOG têm quatro diferentes níveis, conforme os anos nos quais os alunos estão estudando.

Veja a definição de “níveis” no Regulamento da OBA ou no Regulamento da MOBFOG Todos os resultados das OBAs e MOBFOGs anteriores podem ser vistos no link Histórico. Para que sua Escola não perca a oportunidade de participar de outras Olimpíadas de conhecimento veja as suas datas de realizações no link Calendário.

Anualmente é organizado em parceria com Secretarias Municipais e ou Estaduais de Educação alguns Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREA). Veja como organizar um EREA em na página dos EREAs.

Para 2019 já está agendados os seguintes EREAs: EREA 72: Santa Rita, MA (6-8/2/19); EREA 73: Cantanhede, MA (11-13/2/19); EREA 74: Bom Jesus, PI, (20-22/2/19); EREA 75: Oeiras, PI (25-27/2/19); EREA 76: Parintins, AM (13-15/3/19); EREA 77 (Jijoca de Jericoacoara, CE, (27-29/3/19); EREA 78: Marabá, PA (1-3/4/19); EREA 79: São Raimundo Nonato, PI (17-19/4/19).

Também visando a capacitação de professores e motivação de alunos é disponibilizado o Planetário Digital Itinerante da OBA. Detalhadas informações sobre o mesmo estão no site do projeto “Oba de olho no céu”.

Recomendamos a visita ao nosso setor de Downloads e de Vídeos, pois a OBA está continuamente disponibilizando materiais de interesse dos professores. Toda correspondência enviada via Correios ou via Emails estão disponíveis no link Downloads de 2019. 

As inscrições de escolas AINDA NÃO PARTICIPANTES terminam dia 18/03/19.


ÚLTIMOS AVISOS

Confira o calendário de olimpíadas científicas nacionais mais completo do Brasil clicando aqui!

Confira mais informações sobre a OBA aqui, e sobre a MOBFOG aqui.

E por último, confira nosso guia sobre como se preparar para olimpíadas clicando aqui.

Um ano astronômico em suas conquistas, bons estudos!

Fundador e Diretor Geral

Natural de Maracaí no interior paulista, tem 18 anos e está em processo de preparação para o Vestibular do ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Criou a Obmepeiros em novembro de 2015 e coordenou a Olimpíada Brasileira Virtual de Matemática até 2018.

Comentários